Inteligência artificial na educação é tema de aula magna

Evento será no dia 8 de março, a partir das 9h, no Anfiteatro do Bloco Didático das Exatas na FFCLRP

 Publicado: 26/02/2025 às 15:56
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Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Oportunidades para Pesquisadores em Química é o tema da aula magna da nova turma do Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional (Profqui) no dia 8 de março, a partir das 9h, no Anfiteatro do Bloco Didático das Exatas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O evento também é aberto à comunidade, sem necessidade de inscrição.

A apresentação será do professor Bruno Leite Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen) e no (Profqui). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é avaliador de credenciamento e recredenciamento do Ministério da Educação. É autor de diversos artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais sobre tecnologias digitais na educação. Seus principais temas de pesquisa incluem inteligência artificial, aprendizagem tecnológica ativa, metodologias ativas, divulgação científica, ensino híbrido, gamificação, uso de podcasts e redes sociais como recursos didáticos, entre outros.

Profqui

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – Profqui é um programa de pós-graduação semipresencial, stricto sensu, na área de Química com oferta nacional.

É formado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das instituições associadas.

Seu foco é proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para os professores em pleno exercício da docência na educação básica do País.

(Com informações do site https://profqui.iq.ufrj.br/usp/)

*Estagiária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto sob orientação de Rose Talamone


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