Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto concede título de Professor Emérito ao prof. dr. Hélio Lourenço de Oliveira

A cerimônia será no dia 8 de novembro, às 15h, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto

 25/10/2024 - Publicado há 1 mês
Por

No dia 8 de novembro, a partir das 15h, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP outorga o título de Professor Emérito ao prof. dr. Hélio Lourenço de Oliveira (in memoriam). A cerimônia será realizada no Centro de Convenções Ribeirão Preto, que fica na Rua Bernardino de Campos, 999, e também será transmitida no canal da FMRP no YouTube, neste link.

Professor Hélio Lourenço de Oliveira – Foto: Arquivos FMRP

Nascido em 1917, na cidade de Porto Ferreira, SP, o professor Hélio Lourenço foi um dos pioneiros na criação da FMRP e do Departamento de Clínica Médica, o qual dirigiu pela primeira vez em 1954. O respeito e o prestígio conquistados na carreira acadêmica o conduziram em 1968 ao exercício da Reitoria, onde passou a liderar uma reforma universitária que consolidaria a USP, até então um conjunto de escolas dispersas.

Em 1969, em resposta ao questionamento que encaminhou à Presidência da República sobre o ato determinando a aposentadoria compulsória de docentes da USP, foi, ele mesmo, excluído da instituição que ajudou a consolidar. Nos anos seguintes dirigiu o escritório de Educação Médica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Oriente Médio e prestou assessoria a instituições nacionais e estrangeiras. 

Após receber a anistia, retornou à USP em 1980, onde foi novamente chefe do Departamento de Clínica Médica da FMRP e depois diretor. Oliveira faleceu em 1985, porém, suas qualidades de inteligência privilegiada, retidão de caráter e capacidade de liderança encontram-se sempre destacadas em depoimentos escritos por seus contemporâneos.

*Estagiário da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.