“Express Cultura” desta terça-feira (21/3) traz exposição de Odilla Mestriner

Museu de Arte de Ribeirão Preto promove primeira exposição individual da artista após 16 anos em Ribeirão Preto

 21/03/2023 - Publicado há 2 anos
Por
Odilla Mestriner voltará a ter exposição individual em Ribeirão Preto após 16 anos – Foto: Acervo Odilla Mestriner
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (21/3) traz como destaque a exposição Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro & Ruiz, que será inaugurada às 19 horas, no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), com obras do acervo dos colecionadores Paulo Fabrino Ribeiro e Rogério Ruiz. Será a primeira mostra individual das obras de Odilla após 16 anos em Ribeirão Preto. Uma das maiores artistas plásticas da cidade, a neta de imigrantes italianos, que morreu em 2009, tem obras expostas em alguns dos principais museus do Brasil, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. A mostra faz parte do projeto especial Marp 30 anos. Embora a abertura da mostra seja nesta terça, o acesso do público geral será liberado a partir desta quarta (22/3) e vai até 6/5. De terça a sexta-feira, os horários de visitação vão das 9h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30. Aos sábados, o horário passa a ser das 9 às 15 horas, exceção feita aos dias 7 e 21/4, em que o museu estará fechado. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro.

Ainda há vagas disponíveis para alguns dos cursos do Programa Oficinas Culturais da USP em Ribeirão Preto. As turmas que ainda têm inscrições abertas são o Coral da Filô, que acontece toda quarta-feira, das 18 horas às 20 horas, na Sala de Concertos da Tulha; a Oficina Literária, que vai do dia 12/4 até 31/5; o curso de História do Teatro, que tem início em 11/4; e a Confecção de Máscaras e Adereços, programada para os dias 15 e 29/4.  As três últimas oficinas são apenas para maiores de idade. Para mais informações e para efetuar a inscrição em qualquer uma das oficinas, clique neste link.

O Curta Cine: Não Estamos Sós volta nesta terça, no Sesc Ribeirão, com ênfase em criaturas extraterrestres, a partir das 13 horas. O destaque é a apresentação de quatro curtas-metragens nacionais de ficção científica. O primeiro é À Margem do Universo, de Tiago Esmeraldo, em que dois alienígenas desembarcam na Terra numa missão de rotina que se transforma na descoberta de um grande tesouro. Em seguida, Blackout, de Rodrigo Grota, conta a busca de Yuri por sua mãe em um hotel destruído por um meteoro. Para isso, o personagem conta com ajuda da misteriosa Maya. O terceiro filme é Efeito Casimiro, de Clarice Saliby. O curta relata um episódio que aconteceu em 1980, na cidade de Casimiro de Abreu, em que dez mil pessoas pararam para olhar em direção ao céu, em busca de um disco voador. Isso ocorreu depois que Edílcio Barbosa, que se proclamava um mensageiro de Júpiter, alertou sobre uma missão alienígena. O anúncio chamou a atenção até mesmo da imprensa estrangeira e do Exército brasileiro. O último curta da mostra é A Retirada Para um Coração Bruto, de Marco Antonio Pereira. O filme conta a história de Ozório, um senhor que passa seus dias na zona rural de uma cidade em Minas Gerais enquanto ouve rock e pensa em sua falecida companheira. Uma movimentação anormal no céu, entretanto, chama a atenção do homem e sua solidão chega ao fim. O Curta Cine: Não Estamos Sós acontece de terça a sexta, das 13 horas às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados, a mostra vai das 10 horas às 17h30. O encontro é sempre livre e gratuito, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

Por lá, também acontece nesta terça-feira o Espaço Maker, com Fábio Antunes e Marcelo Kojim. O encontro acontece na Sala de Tecnologias e Artes do Sesc e fica aberto para quem deseja tirar dúvidas e criar projetos com a dupla de educadores. Não é necessário realizar inscrição prévia. O atendimento é grátis, porém tem classificação indicativa de 12 anos. Os encontros acontecem de terça a sexta, das 13 horas às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário muda: das 12 horas às 18 horas. O Espaço Maker permanece aberto até o dia 31/3.

O Projeto Respirarte apresenta, a partir das 19h30, o espetáculo de dança Kafka e a Boneca Viajante, no Teatro Municipal. A trama traz a jovem Elsi, que perde sua boneca, Brígida, no parque. Ela então encontra Kafka, que busca amenizar a tristeza da garota e viaja ao redor do mundo com ela, enquanto a dupla imagina o caminho da boneca perdida. É uma história de amor, perda e ressurgimento do amor em outras formas. A história é baseada em fatos reais. Durante um passeio pelo parque de Steglitz, em Berlim, junto de sua companheira Dora, Kafka se viu tocado pela tristeza de uma criança que havia perdido sua boneca preferida. As lágrimas sentidas da garota o fizeram pensar em formas de ajudá-la a superar sentimentos que lhe eram familiares, como a solidão e a melancolia. Esse encontro fez o escritor redescobrir sentidos e motivações para voltar a escrever, dando mais cor aos meses que antecederam sua morte. Livre para todos os públicos, o espetáculo tem ingressos disponíveis e os interessados devem levar 1 kg de alimento não perecível.

A Biblioteca Padre Euclides promove sua feira permanente de livros Velhas Novidades. Qualquer livro disponível no saldão custa R$ 10,00. As vendas, que começaram no sábado (18/3), já foram retomadas na manhã desta terça e vão até as 17 horas. Quem tiver interesse em adquirir novos livros também pode visitar o local nos outros dias desta semana, das 10 horas às 17 horas. No sábado, o horário de atendimento é das 10 horas às 13 horas. A Biblioteca Padre Euclides fica na Rua Visconde de Inhaúma, 490, no primeiro andar.

Na agenda musical, o cantor Rodolfo Ruiz comanda a noite no Boteco Vila Madá Gourmet com seu repertório de MPB e pop rock nacional e internacional, com voz, violão e guitarra. A apresentação começa às 18h30, mas o bar abre às 16 horas e permanece até 0 hora. O Vila Madá fica na Rua Marcondes Salgado, 709, no Centro.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.