Documentário discute relação entre artes indígena e japonesa

Pré-lançamento de “Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral” será no dia 20 de abril, no Cineclube Cauim

 15/04/2024 - Publicado há 3 meses
Por

Ribeirão Preto recebe no dia 20 de abril o pré-lançamento do documentário Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral, dirigido por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Pedro Jezler e Rafael Costa. O evento será realizado às 10h30, no Cineclube Cauim, com exibição do documentário em sessão única.

Após a sessão, um debate com o tema Arte Indígena: Estética e Representação vai reunir Tomas Alvim e o artista xinguano Mayawari Mehinaku, da Aldeia Kaüpuna, um dos retratados no filme. 

Ainda como parte do pré-lançamento, alguns trabalhos de Mayawari ficarão expostos no Espaço Coletivo Store do Shopping Santa Úrsula nos dias 18 e 19 de abril, quando é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. 

O evento é uma iniciativa do Espaço Teias da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, com apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, Escola de Francês Bonjour Paris, OPA Comunicação e Shopping Santa Úrsula. A exibição do documentário é uma realização do Cineclube Cauim, Editora BEĨ, Coleção BEĨ, Tocha Filmes e a Aldeia Kaüpuna da etnia Mehinaku.  

O Cineclube Cauim está localizado na Rua Olavo Bilac, nº 135.

Sobre o filme Xingu-Tokyo 

O documentário Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral registra a abertura da mostra com os bancos da Coleção BEĨ, realizada no Museu Metropolitano de Arte Teien de Tóquio entre junho e setembro de 2018, e aprofunda as discussões apresentadas em depoimentos de artistas indígenas e de artesãos e estudiosos japoneses. 

O documentário contrapõe a esse registro cenas da aldeia Kaupüna, Território Indígena do Xingu, entrevistando artistas e mostrando a fabricação dos bancos desde a escolha das madeiras até o acabamento, expondo as técnicas e ferramentas utilizadas, as pinturas com grafismos típicos e a simbologia que os atravessa. Alternando-se entre esses dois universos, Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral propõe documentar a revelação dos bancos indígenas brasileiros, para os artistas que os produzem e para o mundo, como obras de arte. 

Desta forma, o filme evidencia uma proximidade tão inesperada quanto incontestável entre o mundo dos povos indígenas do Brasil e o Japão. Os pontos de contato entre essas culturas – ambas ritualizadas, animistas, permeadas pela reverência à tradição e a abertura para o novo – vão sendo revelados pelos depoimentos de Toyojiro Hida, diretor do Museu Teien; Shuji Nakagawa, importante artesão japonês; Mayawari Mehinaku, artista xinguano; e Toyo Ito, arquiteto laureado com o Prêmio Pritzker em 2013, que assinou a expografia da mostra. 

O filme mostra como a montagem da exposição foi pensada para despertar nos visitantes tanto o fascínio pela beleza como o assombro e a inquietação provocados pelas figuras silenciosas dos animais esculpidos na madeira, vindos das florestas brasileiras para o ambiente asséptico e branco do museu japonês. 

Sob direção de Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Pedro Jezler, que captou as imagens no Japão, e Rafael Costa, que captou as imagens no Brasil, o documentário fala de ancestralidade, arte e identidade, ao mesmo tempo que celebra a sofisticada cultura dos povos originários brasileiros. 

A Coleção BEĨ de Bancos Indígenas, cuja exposição é retratada no documentário, abrange mais de 1.300 peças oriundas de povos de diferentes regiões. Os bancos aliam funcionalidade e beleza. Ao mesmo tempo que são reconhecidos como objetos de arte e design, preservam sua dimensão religiosa e simbólica. Por sua extensão e importância, a Coleção BEĨ é hoje uma referência em arte indígena brasileira. Seus bancos vêm sendo expostos em instituições do Brasil e do mundo, contribuindo para abrir novos horizontes de reflexão sobre as complexas inter-relações entre as artes tradicionais e a cultura contemporânea. 

Com informações do Espaço Teias


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.