O Express Cultura desta quarta-feira (16/8) traz como destaque a conferência com o escritor moçambicano Mia Couto, na Feira Internacional do Livro em Ribeirão Preto (FIL-RP). Mia Couto, biólogo, jornalista e autor de mais de 20 livros, é membro correspondente da Academia Brasileira de Letras, além de ganhador de uma série de prêmios literários, como o Prêmio Camões em 2013 e o Neustadt International Prize em 2014, conhecido como o Nobel Americano. Seu romance Terra Sonâmbula é considerado um dos 12 melhores livros africanos do século 20. Mia Couto também é autor dos livros O Último Voo do Flamingo, O Fio das Missangas, A Confissão da Leoa e vários outros. Mediada pela escritora Aline Bel, a conferência começa às 19h30, na sala principal do Theatro Pedro II.
A FIL-RP traz inúmeras atividades nesta quarta-feira, confira algumas: no Estande Diversidade, a necessidade de inclusão social está sempre em pauta. Hoje, a proposta é sentir na pele: a Somar, organização de serviços e suporte a deficientes em Ribeirão Preto, propõe várias atividades comuns, com inserções de simulações de baixa mobilidade, baixa visão e cabana sensorial. A atividade Vivência da Diversidade: Desafios da Inclusão, começa às 14h, no Estande Diversidade, que fica na Praça XV de Novembro.
O Sesc promove palestra com Renato Janine e Alexey Dodsworth, com o tema Democracia em Pauta. Os palestrantes traçam um panorama sobre o atual momento da democracia brasileira, analisando personagens-chaves e suas trajetórias, buscando responder dúvidas sobre o recente momento de crise democrática e o modo como a política é exercida no País. O evento começa às 18h, no Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II.
A apresentação Com um Canto em Cada Canto é uma homenagem aos artistas negros da música brasileira. O espetáculo vai homenagear artistas como Cartola, Djavan, Tim Maia e vários outros que são figuras importantes para a música nacional. A apresentação é na Usina do Saber, na Praça XV de Novembro, também às 18h.
A autora Djamila Ribeiro vai realizar uma leitura de sua obra autoral Cartas Para a Minha Avó. Reconhecida pela BBC como umas 100 mulheres mais influentes do mundo, Djamila Ribeiro também escreveu outras obras como Lugar de Fala, Quem Tem Medo do Feminismo Negro e Pequeno Manual Antirracista. Ela sobe ao palco às 19h no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547. Para acessar a programação completa da FIL-RP, acesse www.fundacaodolivroeleiturarp.com.
Além das atrações da FIL-RP, em Ribeirão Preto, o Sesi promove o espetáculo Ubu Rei, do Coletivo Teatral Commune. Com classificação indicativa de 12 anos, a peça conta a história de Ubu, um personagem despótico, corrupto e o homem da confiança do Rei polonês, Venceslau. Manipulado pela esposa, o protagonista assassina o monarca e usurpa o seu trono. Exercendo o poder de forma brutal e sanguinária, Ubu vai fazer de tudo para dominar o mundo. A peça será apresentada hoje, amanhã e dia 23, sempre às 20h, no Teatro do Sesi, Rua João Ignachiti, 20, com entrada gratuita e reserva de ingressos em www.sesisp.org.br, clicando em meu sesi.
Em Brodowski, no Museu Casa de Portinari, vai ter apresentação musical com o violeiro Cássio Fonseca, o Causas e Aplausos. O espetáculo é uma mistura das obras autorais de Cássio e um bate-papo com o público. Com entrada gratuita, a apresentação começa às 20h, na Esplanada Museu Casa de Portinari, na Praça Candido Portinari, 298.
*Estagiária, com orientação de Gabriel Mendeleh
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.