Cinema itinerante é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (2/4)

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil e apresenta sessões gratuitas hoje (2/4) em Ribeirão Preto

 02/04/2024 - Publicado há 8 meses
Por
CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil Montagem: Julia Valeri
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta terça-feira (2/4) traz como destaque o CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que vai estar estacionado hoje, em Ribeirão Preto. A primeira sessão, às 19h, é um copilado de curtas-metragens infantis e ambientais. Já a segunda sessão é às 20h, com a exibição do filme Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo. O evento será no Centro Cultural Vila Tecnológica, com entrada livre e gratuita, não sendo necessário adquirir ingresso. As atrações incluem pipoca gratuita e a oportunidade de visitar o furgão, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O Cinesolar está na sua 7ª edição, e para mais detalhes, o Express Cultura conversou com Antônio Domenc, o coordenador de produção.

O Sesc exibe o filme Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência, do diretor Roy Andersson. Com classificação indicativa de 14 anos, o longa conta a história de Sam e Jonathan, vendedores ambulantes que estão cansados ​​do mundo. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência, e 70 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. O filme começa às 19h30, no Galpão do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50. 

A Casa Belas Artes tem três filmes em cartaz. Às 15h, tem o longa Dias Perfeitos, do diretor Wim Wenders. No filme, acompanhamos a vida de Hirayama, um homem de meia-idade, que vive sua vida de forma modesta como zelador. À medida que a vida de Hirayama avança, encontros inesperados começam a surgir revelando um passado sombrio. O filme não é recomendado para menores de 12 anos.

Às 17h, tem o filme O Primeiro Dia da Minha Vida. Dirigido por Paolo Genovese e com classificação indicativa de 16 anos, o longa mostra um grupo de quatro pessoas que chegaram ao seu limite, e a única solução que encontraram é tirar a própria vida. 

Para fechar a programação da Casa Belas Artes, às 19h será exibido o filme A Matriarca, do diretor Matthew Saville, com classificação indicativa de 16 anos. No filme acompanhamos a vida de Ruth, uma correspondente de guerra aposentada que, ao invés de descansar, se sente entediada e acaba tentando se distrair por meio do álcool. Paralelamente, seu neto, Sam, é expulso do internato por conta da sua rebeldia, aflorada depois da morte de sua mãe, e é obrigado a morar com a avó que até então não conhecia. 

A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix ou dinheiro e os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

No Museu da Imagem e do Som (MIS), tem exibição do filme Propriedade, do diretor Daniel Bandeira. Com classificação indicativa de 16 anos, a ficção científica acompanha a protagonista que, para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família, se esconde em seu carro blindado. O filme será às 18h30, no MIS, na Rua Cerqueira César, 371. A sessão é gratuita. 

Ainda no MIS, tem a exposição Euclydes de Araujo Senna: O Príncipe Negro da Música Brasileira. A mostra destaca a importância de Euclydes de Araujo Senna na região de Ribeirão Preto e para a música brasileira. O acervo inclui fotos do artista, documentos preservados, como os doados por sua viúva, Gualberta Alcunha, e a partitura de uma de suas composições. A mostra está aberta de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. 

No Ribeirão Shopping, exposição com os figurinos de Ney Matogrosso pode ser visitada até 15 de abril. As peças contam histórias de luta e força, através dos tecidos, modelagens, adornos, costuras feitas a mão, pedrarias, peles, cores e contraste. A exposição é gratuita e fica no Setor Artes, que faz parte do acervo de moda do Senac, no Ribeirão Shopping. 

Já na USP, a Semana da Memória, Verdade e Justiça, que promove uma série de atividades voltadas para a reflexão e discussão sobre o período da ditadura militar no Brasil, começa nesta terça-feira (2), às 18h, com a exibição do filme Marighella, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, na Sala B-12. O documentário, do diretor Wagner Moura e com classificação de 16 anos, conta a história de Carlos Marighella, um revolucionário, político, escritor e guerrilheiro contra a ditadura militar brasileira. E nesta quarta-feira, às 9h, a professora Francirosy Campos Barbosa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, ministra a palestra Ditadura militar e Palestina: construindo paralelos desta dor, na FFCLRP, Bloco 16, Sala 205. A palestra é aberta ao público e gratuita.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Ferraz Junior 

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.