Academia Brasileira de Disfagia cria Prêmio Dr. Roberto Dantas

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Roberto Oliveira Dantas foi reconhecido pelos anos dedicados à pesquisa e ensino na área

 23/08/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 26/08/2024 às 15:12
Por
Homem branco, calvo, com uma camisa polo marrom com duas listas brancas na vertical na altura da gola
Professor Roberto Oliveira Dantas – FMRP – Foto: Facebook

O professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Roberto Oliveira Dantas foi homenageado pela Academia Brasileira de Disfagia (ABD) durante o Congresso Brasileiro de Disfagia, com a criação do Prêmio Científico Dr. Roberto Dantas, concedido ao melhor trabalho de pós-graduação apresentado no evento.

Na justificativa, a academia agradece ao professor pela generosidade, dedicação e comprometimento na construção e desenvolvimento da área. “O trabalho do docente foi imprescindível para o crescimento e consolidação da ABD, em um momento único e desafiador da história da organização.”

O professor Dantas é formado em Medicina pela FMRP, onde também fez mestrado, doutorado e livre-docência. O pós-doutorado foi no Medical College of Wisconsin, nos Estados Unidos, e atualmente é professor associado do Departamento de Clínica Médica da FMRP. Sua linha de pesquisa é na área de Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Chagas, megaesôfago, esôfago, faringe, motilidade digestiva, deglutição e disfagia. Em 2021 foi incluído na lista dos mais citados cientistas no World Scientist and University Rankings (informações do Curriculum Lattes).

*Estagiário da Assessoria de Comunicação da FMRP-USP, sob supervisão de Rose Talamone

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.