Roda de conversa sobre o poder feminino é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (29/8)

Com inscrições via e-mail, a roda de conversa será gratuita, nesta terça-feira (29/8), às 19h, no Centro Cultural Orunmilà

 29/08/2023 - Publicado há 1 ano
Por
A roda de conversa será no Centro Cultural Orunmilá – Imagem: Montagem no Canva por Julia Valeri
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (29/8) traz como destaque a roda de conversa Poder Feminino, com Paula Oyarinu, psicóloga e coordenadora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orunmilá, junto com o grupo Baque Mulher. Youtube. Paula Oyarinu ainda vai falar sobre a importância e a relevância do papel das mulheres yorubás na África e na diáspora brasileira. Com muito batuque, diálogo e conscientização, o evento será às 19h, no Centro Cultural Orunmilà, na Estrada 5, 100, no Bairro Tanquinho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail baquemulher.ribeiraopreto@gmail.com.

No Museu da Imagem e do Som (MIS), tem sessão de cinema com o filme A Garota Radiante. Com direção de Sandrine Kiberkain, o longa-metragem narra a história da jovem Irene, uma menina judia de 19 anos. Ao longo da trama, Irene começa descobrir o mundo, suas novas paixões, seus novos amigos e seu profundo desejo de ser atriz. O que ela não sabe é que seus dias podem estar contados. O filme tem classificação indicativa de 14 anos, entrada gratuita e início às 18h30, no MIS, na Rua Cerqueira César, 371. 

Ainda na sessão cinema, a Casa das Belas Artes exibe, para esta terça e quarta-feira, na sessão das 14h, o filme Rheingold: O Roubo do Sucesso. O filme, com classificação indicativa de 14 anos, é baseado na autobiografia Tudo ou Nada, do rapper, empresário, produtor musical e ex-condenado Giwar Hajabi, que ficou conhecido ao ser preso por um dos maiores roubos de ouro da história e gravar um álbum de rap dentro da cadeia. 

Já na sessão das 19h, o filme em cartaz é O Crime é Meu, do diretor François Ozonque. Com classificação indicativa de 16 anos, o filme narra a história de uma jovem atriz acusada de assassinar seu produtor. Em vez de negar o crime, ela e sua advogada decidem confessar a culpa e alegar legítima defesa, revelando que ela havia sido assediada pelo produtor. Os ingressos para as duas sessões custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada, lembrando que a Casa Belas Artes só aceita pagamento em dinheiro. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

A programação da sétima edição do Festival Nacional de Teatro continua e, nesta terça-feira, começa com a Oficina Corpo: O Trabalho Físico da Arte de Ator. A ideia da oficina é desenvolver a criatividade através de experimentações corpo-vocais. A oficina é organizada pelo Grupo Fócu de Teatro, que entende que a voz pode ser material e que o corpo pode ser imaterial se a criatividade for praticada. A oficina será na Biblioteca Sinhá Junqueira, na Rua Duque de Caxias, 547, às 18h30. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Mais tarde, ainda na programação do Festival de Teatro, tem apresentação da peça Hoje é de Maria, que mistura elementos do cotidiano a elementos oníricos e místicos. O espetáculo é do Constante Grupo Teatral, que conta a história de Maria, uma garota que, por enfrentar a violência doméstica, parte para uma longa viagem com o objetivo de encontrar as franjas do mar, através de canções, atuações e tradições populares brasileiras. O espetáculo começa às 20h, na Arena Porão, que fica na Rua 21 de Abril, 375, na Vila Tibério. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria da Arena Porão com uma hora de antecedência. 

No Sesi, estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de teatro, mas as vagas para a turma acima de 16 anos já estão esgotadas. Ainda tem vagas para as turmas de 8 a 11 anos e de 12 a 15 anos. As aulas serão no Teatro de Bolso do Sesi, na Rua Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465, no Jardim Castelo Branco. Os cursos começam esta semana, mas as inscrições vão até 4 de setembro, e podem ser feitas pelo link sesisp.org.br. Para mais informações ligue 3603-7300.

Para as dicas de bares com música ao vivo, no Terraço Pizza Bar, o artista Paulinho Zambianchi toca rock internacional. O Terraço fica na Rua Américo Brasiliense, 1565, e abre às 17h30. Já nas três unidades do Vila Madá Gourmet, a música ao vivo  é diversificada. Gabriel Queiroz toca sertanejo, samba e pagode, às 19h, no bar na Rua Cásper Líbero, 148. No bar que fica na Avenida Alzira Couto Machado, 650, a música ao vivo fica por conta de Rodolfo Ruiz, com MPB, pop e rock internacional, a partir das 19h. E no bar da Rua Marcondes Salgado, 709, o show começa um pouco mais cedo, às 18h30, com Felipe Sena.

*Estagiária, com orientação de Mel Vieira e edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.