Palestra apresenta pesquisa sobre sátira burlesca estudantil

A atividade será ministrada pela professora Marcia Arruda Franco, da área de Literatura Portuguesa da FFLCH-USP, que há alguns anos vem desenvolvendo trabalho de edição de “O Reino da Estupidez”, a partir do acervo da BBM

 Publicado: 29/10/2024 às 18:50
Por
Ilustração pertencente a um dos manuscritos que a BBM possui da sátira estudantil setecentista O Reino da Estupidez

No dia 11 de novembro, segunda-feira, das 14h às 17h, na sala Villa-Lobos, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe a palestra Impressos e manuscritos da sátira estudantil setecentista: O Reino da Estupidez na BBM, ministrada pela professora Marcia Arruda Franco, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O Reino da Estupidez circulou anônimo ou atribuído a diversos autores em diversas publicações escribais até ser impresso em Paris, ainda sem indicação de autoria, em 1818. Depois, outras edições europeias foram publicadas, tendo sido o poema atribuído a Francisco de Melo Franco apenas na edição de 1868. E a BBM possui as edições de 1818, 1821 e 1868 e três manuscritos inéditos – que podem ser acessadas, gratuitamente, pela BBM digital.

“A ideia é apresentar esse trabalho para entender o poema herói-cômico como subgênero satírico, discutir a classificação de O Reino da Estupidez como obra brasileira. E a sua atribuição pela história literária e tradição editorial, a partir de 1868, a Francisco de Melo Franco, o médico setecentista, nascido no Brasil, mas de família portuguesa, cuja formação e vida profissional se deu em Portugal”, explica a professora Marcia, que é da área de Literatura Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Foto de perfil, em preto e branco, de uma mulher branca, com cerca de 60 anos
Marcia Arruda Franco – Foto: Arquivo pessoal

Pesquisa no acervo da BBM

Há alguns anos, Marcia vem desenvolvendo projetos de pesquisa nos quais ela realiza trabalho de edição desta sátira burlesca estudantil, a partir do acervo da BBM:

  • 2017 a 2021: Biblioteca virtual de la épica burlesca portuguesa: O Reino da Estupidez na BBM/USP, indagações a respeito de sua autoria e classificação como obra da literatura brasileira, em parceria com a Universidade de Salamanca, no projeto coletivo Biblioteca Virtual de la Épica Burlesca;
  • 2022 até o momento: Publicações escribais e edições impressas na BBM/USP de O Reino da Estupidez, financiada pela bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq 2.

A palestra é direcionada aos alunos de graduação e de pós-graduação das áreas de literatura portuguesa, literatura brasileira, história cultural e filologia e aos interessados em geral.

Serviço
Palestra Impressos e manuscritos da sátira estudantil setecentista: O Reino da Estupidez na BBM
Quando: 11/11, segunda-feira, das 14h às 17h
Onde: Sala Villa-Lobos da BBM, na Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo
Quanto: Evento gratuito e sem necessidade de inscrição, aberto ao público em geral


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.