Um alerta para o aumento da intensidade das mudanças climáticas

O professor Pedro Luiz Côrtes fala sobre o Dia Internacional para Redução de Desastres Naturais e sobre os desafios ainda encontrados na busca pela redução de tragédias dessa natureza

O aumento na intensidade de fenômenos naturais tem chamado a atenção também de startups – Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

 14/10/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Ana Júlia Maciel

O Dia Internacional para Redução de Desastres Naturais, oficializado em 13 de outubro de 1989 pela Organização das Nações Unidas, marca a promoção da conscientização para a redução desse tipo de tragédia. Apesar dos esforços concentrados no combate aos acidentes envolvendo alterações climáticas, há um aumento na intensidade e na quantidade desses eventos. 

Mesmo com ferramentas capazes de detectar prognósticos climáticos, evitando maiores desastres, o professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, diz que é necessário um “esforço dos países para se preparar para que esses eventos causem menores impactos”. Atualmente, as análises climáticas possibilitam o adiantamento de possíveis cenários, chegando a identificar “tendências no comportamento do clima”.

Pedro Luiz Côrtes - Foto: Maria Leonor de Calasans/IEA-USP

Startups

O aumento na intensidade desses fenômenos naturais tem chamado a atenção também de startups, a fim de concentrar os esforços em tecnologias possíveis para lidar com sistemas eficientes antes e depois das catástrofes decorrentes das alterações climáticas.

Com o investimento direcionado a esse tipo de tecnologia, aliado aos alertas meteorológicos constantes, que envolvem remediação e vigilância de potenciais zonas de perigos, como no caso de áreas de encostas ocupadas no litoral, o professor diz ser possível evitar maiores desastres, e finaliza dizendo que o quadro está longe de ser o adequado.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.