Produção industrial tem alta pelo quarto mês consecutivo

Segundo IBGE, aumento foi de 0,8% sobre o mês anterior e 2,5% sobre julho do ano passado

 05/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 23/10/2017 às 9:45
Por
Logo da Rádio USP

A produção industrial brasileira subiu 0,8% no mês de julho em relação ao mês anterior, segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O que chama atenção nesse dado é que se trata de um crescimento que se mantém pelo quarto mês consecutivo. Melhor ainda, se comparado ao mês de julho do ano passado, o aumento da produção industrial foi de 2,5%. Apesar dos dados comparativos serem favoráveis, no acumulado do ano, a indústria apresenta recuo de 1,1%.

Os bens duráveis como eletrodomésticos, e os bens de capital, como caminhões, sustentaram o crescimento industrial. Para o professor Sérgio Kannebley Júnior, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, o aumento da atividade industrial revela que a sazonalidade está chegando ao fim e que a retomada da produção começa a se sustentar, mas ainda é cedo para comemorar. Para o professor, é preciso esperar o resultado do próximo trimestre e ver como se comporta o nível de endividamento das famílias.

Por Ferraz Junior


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.