Espaço em Obra: cidade, arte e arquitetura, com artigos de Guilherme Wisnik, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e designer gráfico de Julio Mariutti, foi apresentado na Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada de 25 a 29 de julho. A edição é do Sesc, reunindo textos originalmente publicados entre 2012 e 2016 na revista Bamboo. A orelha do livro é de Giselle Beiguelman, artista e professora da FAU. Em sua coluna semanal – clique no player acima – ela comenta sobre o evento.
A professora destaca que apesar dos artigos terem sido produzidos isoladamente e em diferentes épocas, formam um todo integralmente novo. “Nele se avizinham, sem que se criem falsas continuidades, perfis analíticos de cidades como Tóquio, Shenzhen, Brasília e São Paulo, e de artistas como Helio Oiticica, Cildo Meireles, Gordon Matta-Clark e Michael Wesely, para citar alguns”, comenta. “Somam-se a eles verdadeiros “flashes” de arquitetos e estúdios, como Sergio Bernardes, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer e, entre os internacionais, Tadao Ando, Herzog & de Meuron, Diller Scoffidio e Sanaa. Todos retratados a partir de suas obras.”
Entre os textos apresentados no livro sobre o Brasil, a professora observa: “Destaco as reflexões sobre o Plano Diretor Municipal de São Paulo, aprovado na gestão de Fernando Haddad, em 2014, e o olhar retrospectivo para interrogar quais foram os desdobramentos, no campo da urbanização contemporânea, do ‘espetáculo do crescimento’ do governo Lula. Entremeando esses temas são colocadas discussões que nos levam a repensar a emergência de alguns fenômenos recentes como as manifestações de 2013, e movimentos do tipo do Ocupe Estelita, no Recife, e Praia da Estação, em Belo Horizonte, que marcaram as formas de ativação do espaço público nas cidades brasileiras”.
Quem quiser saber mais sobre o livro Espaço em Obra: cidade, arte, arquitetura acesse: www.desvirtual.com