O Grupo de Estudos Olímpicos da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) organizará a cerimônia de recepção da Tocha Olímpica no estádio do Pacaembu. A cerimônia está prevista para o dia 24 de julho, quando a “tocha” passará pela cidade de São Paulo.
A professora da EEFE, Katia Rubio, organizadora do evento no estádio municipal do Pacaembu, garante que a cerimônia terá um caráter “essencialmente institucional” de uma justa homenagem a atletas olímpicos. “Pretendemos reunir algo em torno de 150 atletas das mais diversas modalidades”, antecipa. Segundo ela, será a oportunidade de se homenagear os heróis olímpicos da cidade que, como lembra a professora, tem o maior número de atletas que já participaram de Olimpíadas.
A docente antecipa que cerca de mil crianças participarão do encontro e muitas surpresas estarão reservadas. “Importante é que pretendemos dar um caráter olímpico homenageando grandes nomes do esporte olímpico da cidade. Infelizmente, a passagem da Tocha tem se transformado em evento comercial, inclusive com patrocinadores”, lamenta.
A cerimônia no estádio do Pacaembu, no dia 24 de julho, está prevista para ter seu início para às 15h30 ou 16 horas. “Até o momento, cerca de 70 atletas e ex-atletas olímpicos da cidade de São Paulo confirmaram presença.”
Rádio USP
A professora Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, foi a organizadora da cerimônia de passagem da Tocha Olímpica no estádio do Pacaembu. Sobre o assunto, a docente do Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo conversou com o jornalista Antônio Carlos Quinto.