.
A perda de visão é um mal que acomete uma parcela considerável da população brasileira. Pensando nisso, governos, entidades médicas e centros hospitalares lançaram a iniciativa do Abril Marrom — mês destinado a minimizar os efeitos provocados pela cegueira. Neste ano, o foco principal da campanha será o glaucoma.
O glaucoma é uma definição genérica para problemas que afetam o nervo óptico, provocando lesões irreversíveis e afetando o trânsito de informações visuais vindas do cérebro e recebidas pelo olho.
A doença é um mal silencioso. Estima-se que 70% dos portadores do glaucoma não estejam em tratamento pois muitos pacientes não possuem sintomas até o início da perda da visão periférica lateral. Além disso, grande parte do problema se concentra na falta de informações e negligência dos enfermos ao perceberem os primeiros indícios da disfunção — a maioria acredita que o glaucoma tem cura, ou que a cegueira causada por este é reversível.
Repercutindo a campanha do Abril Marrom, a Rádio USP conversou com o professor Remo Susanna Jr., especialista em glaucoma e chefe do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP. Ouça o áudio acima.