De e-books a vídeos, USP oferece base de dados de fonoaudiologia para seus alunos e professores

Base de dados MedOne ComSci, disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, oferece estudos de caso e recursos multimídia e pode ser útil para as áreas de Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia

 13/06/2023 - Publicado há 11 meses
Base de dados tem recursos educacionais como e-books, revistas científicas, vídeos e áudios – Arte sobre foto/Freepik

.
Estudantes, professores e pesquisadores da USP que precisam de recursos acadêmicos na área de Fonoaudiologia, Audiologia, Patologias da Fala e Linguagem podem contar agora com uma base de dados especializada chamada MedOne ComSci. Ela é desenvolvida pela Thieme Medical Publishers, editora médica e científica alemã, e é uma extensão do MedOne, uma plataforma de recursos médicos e científicos amplamente utilizada em ambientes universitários.

A assinatura foi realizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, que é responsável pela gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas na Universidade. Para acessar o conteúdo basta estar logado nos computadores dos campi da USP ou, no acesso externo à Universidade, por meio do acesso VPN, com login e senha de usuário USP (veja abaixo como acessar). Para acessar a plataforma MedOne ComSci clique aqui.

Com conteúdos provenientes de fontes renomadas e revisados por especialistas, a plataforma garante informações atualizadas e confiáveis para aprimorar a prática clínica, estudos ou pesquisas nas área de interesse. Inclui revistas científicas, livros, artigos, imagens e vídeos que podem ser base de estudo em diversas áreas, como medicina, odontologia, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, ciências biomédicas, entre outras.

Entre os recursos oferecidos na plataforma estão 50 e-books; acesso aos últimos cinco anos de três importantes periódicos da área: Journal of The American Academy of Audiology, Seminars in Hearing e Seminars in Speech and Language; mais de 376 estudos de caso, com perguntas e respostas para cada caso; além de 9.900 imagens, 357 vídeos e 91 arquivos de áudio. O conteúdo está em inglês mas, por estar no formato HTML, pode ser traduzido para o português através do próprio browser. A impressão e o download são feitos a partir do PDF, em inglês.

Há um tutorial em português de como usar a plataforma neste link.

Exemplo de conteúdo oferecido na plataforma sobre problemas de fala – Foto: Reprodução / MedOne ComSci

.

A ABCD vai realizar um webinar explicando sobre a plataforma nesta quarta-feira, dia 14 de junho, das 14 às 15 horas, com transmissão on-line pela ferramenta Teams da Microsoft neste link (Meeting ID: 315 978 033 999 – Passcode: tUo2ob).

Como acessar a base

Ao acessar o endereço medone-comsci.thieme.com da rede da Universidade (nos campi ou via VPN), o sistema já identifica que o usuário pertence à USP e no canto superior direito aparece a mensagem “USP Universidade de São Paulo”.

O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links: VPN USPnet no Windows VPN USPnet no MacVPN USPnet no LinuxVPN USPnet no iPhone / iPadVPN USPnet no Android.

Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio neste endereço.

Acesse a plataforma na página https://medone-comsci.thieme.com.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.