Revistas da USP são integradas a importante base de periódicos

Seis periódicos passaram a fazer parte da mais nova base de dados do buscador de trabalhos científicos Web of Science

22/08/2017 - Publicado há 7 anos
Literatura comparada, teoria literária, filologia, direito sanitário e artes cênicas são as áreas abordadas pelas revistas – Imagem: kpgolfpro / Visual Hunt

Seis revistas editadas pela USP foram adicionadas ao Emerging Sources Citation Index (ESCI), a mais nova base de dados do Web of Science: Caracol, Linha D’Água, Literatura e Sociedade, Revista de Direito Sanitário, Sala Preta e Via Atlântica.

As publicações somam-se a treze revistas editadas pela Universidade que já estão indexadas nas bases de dados emblemáticas da Web of Science. No total, agora são 19 revistas USP indexadas no Web of Science.

O Web of Science funciona como um buscador de trabalhos científicos. Suas bases de dados abrangem mais de 33 mil periódicos científicos em todo o mundo. Além de servir como fonte de pesquisa para que se encontrem artigos de determinado tema ou autor, a plataforma também apresenta o fator de impacto da publicação onde o artigo se encontra.

Emerging Sources Citation Index (ESCI) foi lançado no final de 2015 pela Clarivate Analytics,  destinando-se a reunir as revistas submetidas à avaliação para inclusão nas chamadas base de dados emblemáticas da Web of Science (Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation IndexArts & Humanities Citation Index). Hoje, o ESCI reúne um conjunto de mais de 6 mil revistas de todas as áreas de conhecimento.

Todas as revistas submetidas para indexação na Web of Science são avaliadas inicialmente através do ESCI e, caso cumpram os requisitos, são incluídas posteriormente em seus índices principais. As revistas que integram o ESCI somente são aceitas após rigoroso processo de análise e seleção, cujos critérios incluem o fato de serem revisadas por pares, seguirem práticas éticas de publicação, atenderem a requisitos técnicos, possuírem informações bibliográficas em inglês e serem recomendadas ou solicitadas pelo público acadêmico/científico de usuários da base Web of Science.

As 19 revistas da USP atualmente indexadas no Web of Science

Apoio às publicações

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, vinculado ao Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, promove ações que estimulam o aperfeiçoamento, a preservação e a profissionalização das publicações científicas periódicas editadas oficialmente por unidades, órgãos de integração e órgãos complementares da Universidade. Por meio da Comissão de Credenciamento do Programa o Programa mantêm o apoio técnico e financeiro para que as Revistas USP alcancem a excelência científica e o reconhecimento nacional e internacional. Todas as revistas editadas pela USP e credenciadas pelo Programa estão disponíveis no Portal de Revistas da USP, que garante o acesso aberto a textos completos de 170 títulos.

Elisabeth Adriana Dudziak / SIBi, com edição do Jornal da USP