Classificação de livros em biblioteca e a ciência do método

A divisão temática e por autores é o mais antigo sistema de classificação de livros. A partir da classificação decimal de Dewey, os livros são dispostos na biblioteca a partir de referências numéricas

 04/11/2016 - Publicado há 5 anos  Atualizado: 07/04/2017 as 18:26

logo_radiousp_790px
.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Como classificar os livros nas bibliotecas? Nas particulares, é muito comum a classificação por tema, um método que se pode considerar subjetivo. No entanto, nas grandes bibliotecas, a classificação é muito mais objetiva. Desde o final do século 19, entrou em vigor o sistema de classificação decimal de Dewey, utilizado até os nossos dias e desenvolvido pelo norte-americano Melvil Dewey. Trata-se do sistema de classificação bibliográfica mais utilizado em todo o mundo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.