Reportagem do “Jornal da USP” sobre matemática é premiada

O especial “A matemática está em tudo!” conquistou o terceiro lugar do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo

 09/08/2018 - Publicado há 6 anos

Matemática pode explicar padrões encontrados em desertos – Imagem: arte sobre foto de Phillipo Lappicy

Nesta quinta-feira, 9 de agosto, foram anunciados os vencedores do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo. A série de reportagens A matemática está em tudo!, do Jornal da USP, conquistou o terceiro lugar na categoria Matemática.

Sob coordenação da jornalista Denise Casatti, analista de comunicação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, a série traz matérias em texto, vídeo e áudio sobre pesquisas e projetos desenvolvidos na área, além de artigos de especialistas e histórias de estudantes que participaram de olimpíadas de matemática.

As reportagens foram produzidas por Denise e também por Alexandre Wolf e Karine Rodrigues. A produção foi uma parceria do Jornal da USP com o ICMC.

Esta é a primeira edição do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo. A iniciativa é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática, com o objetivo de aproximar a matemática da sociedade e ampliar a divulgação científica no País.

A Comissão Julgadora analisou, ao todo, 72 trabalhos, inscritos nas categorias Matemática (31) e Divulgação Científica (41) para definir os finalistas.

A premiação ocorreu durante a solenidade de encerramento do Congresso Internacional dos Matemáticos (ICM, na sigla em inglês), no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Com informações do IMPA


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.