USP Analisa
USP Analisa
USP Analisa #130: Abrigos climáticos amenizam impacto de ondas de calor nas cidades
Docente do IEE-USP explica conceito ao USP Analisa e fala sobre projeto desenvolvido em Santos (SP), com apoio do CNPq
USP Analisa #129: Administração municipal precisa priorizar prevenção de desastres climáticos
Alerta é do docente da FSP e coordenador do Centro de Sínteses USP Cidades Globais, em entrevista ao USP Analisa desta semana
USP Analisa #128: Especialistas listam cuidados para o eleitor não ser enganado pela inteligência artificial
Cristina Godoy e Evandro Ruiz, do Grupo de Estudos TechLaw do IEA-RP, falaram sobre o tema no USP Analisa que vai ao ar nesta sexta
USP Analisa #127: Regulamentação estabelecida pelo TSE não é garantia de proteção total contra desinformação gerada por IA, diz especialista
Em entrevista ao USP Analisa, integrante do Grupo TechLaw, do IEA-RP, destaca que identificação do conteúdo criado com inteligência artificial, mesmo com marcadores exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, é difícil
USP Analisa #126: Preocupação com inteligência artificial nas eleições é necessária, mas tecnologia também beneficia eleitor
No USP Analisa, pesquisadores do Grupo de Estudos TechLaw, do IEA-RP, discutem regulação da inteligência artificial e as possibilidades de uso positivas e negativas no pleito deste ano
USP Analisa #125: Valorização de alimentos regionais pode desestimular consumo de ultraprocessados, afirma especialista
Para Paula Johns, entrevistada no USP Analisa, preservar esse tipo de alimentação, estimulada pela nova cesta básica, pode ajudar a combater a fome e a obesidade
USP Analisa #124: Nova cesta básica tem potencial de impactar positivamente saúde dos brasileiros
Afirmação é da professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Laura da Costa Louzada sobre os reflexos da mudança nessa legislação
USP Analisa #123: Especialistas criticam falta de visão de futuro em propostas para o PNE
Maria Helena Guimarães de Castro e Mozart Neves Ramos conversaram sobre o novo plano no USP Analisa desta sexta
USP Analisa #122: Plano Nacional da Educação não deveria ser tão detalhista, dizem especialistas
Titulares de cátedras do IEA-RP trazem no USP Analisa desta semana uma avaliação sobre o PNE que termina neste ano
USP Analisa #121: Para especialistas, educação midiática precisa ser abordada de forma multidisciplinar
No USP Analisa, Ismar Oliveira e Patricia Blanco explicam que ela pode ser ferramenta para combater desinformação e discurso de ódio em diversas áreas e por isso deveria estar presente na grade de vários cursos
USP Analisa #120: Educação midiática pode ser chave para combate à desinformação
Especialistas entrevistados pelo USP Analisa explicam o significado e a importância desse conceito no programa que vai ao ar pela Rádio USP nesta sexta (9)
USP Analisa #119: Especialistas apontam falta de políticas públicas municipais para receber refugiados no Brasil
USP Analisa desta semana conversou sobre o tema com professoras da FDRP e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp
USP Analisa #118: Para especialistas, crescimento do número de refugiados é crise sem fim
USP Analisa conversou com professoras da FDRP e da Unicamp sobre situação de pessoas forçadas a deixar suas casas em virtude dos atuais conflitos armados em todo o mundo
USP Analisa #117: Ações afirmativas contribuem no combate ao racismo, dizem especialistas
Integrantes do Instituto Dacor falam ao USP Analisa sobre importância dessas políticas e como elas contribuem para uma sociedade mais dinâmica e criativa
USP Analisa #116 – Para especialistas, é importante ver conceito de racismo estrutural circular na sociedade
Segundo integrantes do Instituto Dacor, discussão ajuda no entendimento e combate às consequências desse fenômeno social para população negra
USP Analisa #130: Abrigos climáticos amenizam impacto de ondas de calor nas cidades
Docente do IEE-USP explica conceito ao USP Analisa e fala sobre projeto desenvolvido em Santos (SP), com apoio do CNPq
USP Analisa #129: Administração municipal precisa priorizar prevenção de desastres climáticos
Alerta é do docente da FSP e coordenador do Centro de Sínteses USP Cidades Globais, em entrevista ao USP Analisa desta semana
USP Analisa #128: Especialistas listam cuidados para o eleitor não ser enganado pela inteligência artificial
Cristina Godoy e Evandro Ruiz, do Grupo de Estudos TechLaw do IEA-RP, falaram sobre o tema no USP Analisa que vai ao ar nesta sexta
USP Analisa #127: Regulamentação estabelecida pelo TSE não é garantia de proteção total contra desinformação gerada por IA, diz especialista
Em entrevista ao USP Analisa, integrante do Grupo TechLaw, do IEA-RP, destaca que identificação do conteúdo criado com inteligência artificial, mesmo com marcadores exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, é difícil
USP Analisa #126: Preocupação com inteligência artificial nas eleições é necessária, mas tecnologia também beneficia eleitor
No USP Analisa, pesquisadores do Grupo de Estudos TechLaw, do IEA-RP, discutem regulação da inteligência artificial e as possibilidades de uso positivas e negativas no pleito deste ano
USP Analisa #125: Valorização de alimentos regionais pode desestimular consumo de ultraprocessados, afirma especialista
Para Paula Johns, entrevistada no USP Analisa, preservar esse tipo de alimentação, estimulada pela nova cesta básica, pode ajudar a combater a fome e a obesidade
USP Analisa #124: Nova cesta básica tem potencial de impactar positivamente saúde dos brasileiros
Afirmação é da professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Laura da Costa Louzada sobre os reflexos da mudança nessa legislação
USP Analisa #123: Especialistas criticam falta de visão de futuro em propostas para o PNE
Maria Helena Guimarães de Castro e Mozart Neves Ramos conversaram sobre o novo plano no USP Analisa desta sexta
USP Analisa #122: Plano Nacional da Educação não deveria ser tão detalhista, dizem especialistas
Titulares de cátedras do IEA-RP trazem no USP Analisa desta semana uma avaliação sobre o PNE que termina neste ano
USP Analisa #121: Para especialistas, educação midiática precisa ser abordada de forma multidisciplinar
No USP Analisa, Ismar Oliveira e Patricia Blanco explicam que ela pode ser ferramenta para combater desinformação e discurso de ódio em diversas áreas e por isso deveria estar presente na grade de vários cursos
USP Analisa #120: Educação midiática pode ser chave para combate à desinformação
Especialistas entrevistados pelo USP Analisa explicam o significado e a importância desse conceito no programa que vai ao ar pela Rádio USP nesta sexta (9)
USP Analisa #119: Especialistas apontam falta de políticas públicas municipais para receber refugiados no Brasil
USP Analisa desta semana conversou sobre o tema com professoras da FDRP e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp
USP Analisa #118: Para especialistas, crescimento do número de refugiados é crise sem fim
USP Analisa conversou com professoras da FDRP e da Unicamp sobre situação de pessoas forçadas a deixar suas casas em virtude dos atuais conflitos armados em todo o mundo
USP Analisa #117: Ações afirmativas contribuem no combate ao racismo, dizem especialistas
Integrantes do Instituto Dacor falam ao USP Analisa sobre importância dessas políticas e como elas contribuem para uma sociedade mais dinâmica e criativa
USP Analisa #116 – Para especialistas, é importante ver conceito de racismo estrutural circular na sociedade
Segundo integrantes do Instituto Dacor, discussão ajuda no entendimento e combate às consequências desse fenômeno social para população negra
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS
Um olhar cuidadoso para as comunidades tradicionais dedicadas à pesca artesanal
Por Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho, pós-doutorando no USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP, e outros autores*
National Public Radio: a relevância das emissoras públicas nas democracias
Por Gislene Nogueira Lima, doutoranda da Escola de Comunicações e Artes da USP
O papel da prevenção: análise de notícias sobre câncer em jornais brasileiros on-line
Por Eduardo Blanco Cardoso, pós-doutorando, e Elisa Maria Parahyba Campos, professora do Instituto de Psicologia da USP