Desafios #5 Jornalismo e poder

O jornalista Ricardo Gandour falou sobre o jornalismo profissional e a intensificação da comunicação direta de governantes nas redes sociais.

Por
 25/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 25/03/2021 as 17:09
Diálogos na USP - USP
Diálogos na USP - USP
Desafios #5 Jornalismo e poder
/

O programa Desafios  realizado no dia 25/9, às 12h30, e discutiu o jornalismo profissional numa era em que se intensifica a comunicação direta de governantes nas redes sociais, e que as redações estão num processo de encolhimento.

A  comunicação política se tornou cada vez mais midiática, e quais os efeitos desses  fenômenos na qualidade do ecossistema informativo e no ambiente democrático?

Para participar desta discussão foi convidado Ricardo Gandour, jornalista e professor de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi diretor de jornalismo da CBN, diretor de conteúdo do grupo Estado, entre outros inúmeros cargos de importância na imprensa brasileira. Foi pesquisador visitante da Columbia Journalism School, em Nova York, nos Estados Unidos.

Gandour é autor da tese  de mestrado Jornalismo X Poder: a segunda morte da opinião pública, defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Desafios é uma série de entrevistas, conduzidas pelo jornalista Luiz Roberto Serrano, com especialistas discutindo os maiores desafios do Brasil atualmente.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.