Plataforma Alumni USP atinge a marca de 100 mil inscritos

A USP é a universidade brasileira com maior número de ex-alunos diplomados reunidos em uma única plataforma

 21/03/2022 - Publicado há 2 meses  Atualizado: 23/03/2022 as 12:00
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Arte: Escritório Alumni USP

 

Na última sexta-feira, dia 18 de março, a Plataforma Alumni USP alcançou a marca de 100 mil usuários, diplomados em cursos de graduação e programas de pós-graduação da USP. Essa era uma meta estabelecida pelo Escritório Alumni USP para os 100 primeiros dias da atual gestão reitoral, iniciada em 25 de janeiro.

“O Programa Alumni USP é um importante instrumento de gestão que amplia o relacionamento da Universidade com os seus egressos e auxilia no aprimoramento curricular dos cursos de graduação e programas de pós-graduação. Além disso, é uma vitrine para divulgação das contribuições da Universidade para a sociedade, considerando a formação oferecida aos alunos e a atuação profissional dos egressos em diferentes áreas, especialmente como lideranças locais, regionais, nacionais e internacionais”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O portal Alumni USP foi inaugurado no final de 2016, com o intuito de reunir os antigos alunos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade e criar uma rede de egressos para oferecer vantagens como divulgação de oportunidades de trabalho e educação continuada, acesso aos e-mails e acervos de bibliotecas digitais, e diploma virtual.

Maria Helena Palucci Marziale – Foto: Divulgação

A coordenadora do Escritório Alumni USP, Maria Helena Palucci Marziale, destaca a importância do marco, que “garante a consolidação do maior banco de dados de egressos diplomados em cursos de graduação e pós-graduação do País, representando uma estratégia de acolhimento de sucesso feita pela Universidade para os seus egressos e um estímulo do sentimento de pertencimento em 100 mil profissionais formados pela USP, que escolheram continuar vinculados à instituição. Uma vez USP, orgulhosamente sempre USP”.

A plataforma foi desenvolvida em parceria da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) com a empresa iAlumni, sob a coordenação do Escritório Alumni USP.

“Ao atingir o registro de 100 mil egressos no banco de dados corporativo da USP, a STI sente-se orgulhosa e cumpridora de sua missão, que é prover com qualidade e eficiência os serviços de tecnologia da informação para apoio às atividades acadêmicas e administrativas da USP. Como próximos passos, a STI avançará no arcabouço computacional para permitir a implementação de indicadores para melhor compreender o impacto, os limites e as virtudes da formação e ação dos Alumni USP na sociedade”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

Perfil dos egressos

A plataforma Alumni USP reúne informações dos profissionais diplomados que se inscreveram nela e agrega dados dos sistemas corporativos da graduação e da pós-graduação da Universidade. Atualmente, são 71 mil usuários provenientes da graduação e 47 mil da pós-graduação, considerando que parte desses egressos realizou tanto a graduação quanto a pós-graduação na USP.

Os usuários da plataforma têm, em sua maioria, de 20 a 40 anos de idade (66,7%), embora haja usuários de até 91 anos. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) destaca-se com o maior número absoluto de diplomados inscritos, 10.535 ao todo. Também chamam a atenção a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), que tem 65,5% de seus diplomados inscritos na plataforma, e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), com 34% de seus diplomados já inscritos.

As 10 unidades com maior número de egressos – Imagem: Arte Jornal da USP

 

As informações geradas a partir dos dados da plataforma possibilitam que as Unidades e programas de pós-graduação analisem os seus cursos, em conjunto com os indicadores específicos de cada área e as oportunidades, tendências e demandas do mercado de trabalho.

Segundo Maria Helena, “os diplomados colaboram com o feedback de quanto o ensino da USP está alinhado às exigências do mercado de trabalho. Essa informação, agregada a análises do número de diplomados cadastrados, oferece subsídios para que os gestores das unidades possam planejar ajustes quando necessário”.

Engajamento

Atingir o total de 100 mil inscritos na Plataforma nos primeiros 100 dias de gestão era uma das primeiras metas da coordenadora Maria Helena Palucci Marziale ao assumir o Escritório Alumni USP. “O Programa Alumni USP é de extrema importância para a Universidade e para as unidades, pois ele é um instrumento de gestão usado para melhorar o relacionamento entre a USP e seus diplomados. Também serve como uma vitrine, ampliando a interação e dando maior visibilidade para as contribuições da Universidade para a sociedade”, explica.

Com a primeira meta cumprida, o desafio agora é aumentar em 20% o número de diplomados cadastrados por ano. Para atrair os egressos e aumentar o engajamento no Programa Alumni USP, o Escritório planeja desenvolver ações como aumentar as ofertas de trabalho no Balcão de Oportunidades, incluindo vagas de emprego da USP; realizar campanhas com as associações de ex-alunos; criar uma galeria digital de Turmas Alumni USP, com fotos e textos sobre as trajetórias profissionais dos egressos; estimular a participação dos egressos em pesquisas; investir no marketing digital; criar um Fórum Científico Internacional Alumni USP; e oferecer cursos de aperfeiçoamento ou difusão de educação continuada.

Uma das ações mais aguardadas é a criação do Prêmio Alumni USP em Destaque, para homenagear os egressos USP que se destacam em diferentes áreas por suas contribuições para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo. A premiação deverá ser realizada anualmente.

Outro aspecto que deverá ser reforçado é a comunicação com os ex-alunos, ampliando a divulgação de newsletters com informações sobre as decisões do Conselho Universitário, campanhas e ações desenvolvidas para captação de recursos, experiências acadêmicas internacionais realizadas pelos Alumni, dados analíticos sobre os usuários da plataforma, entre outros.


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