Novas diretorias da EEFERP e da FCFRP tomam posse no dia 1º de abril em Ribeirão Preto

Tomam posse os professores Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes,nas funções de diretor e vice-diretor, respectivamente

21/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 23/03/2022 as 12:02
Prédio da EEFERP, no campus da USP em Ribeirão Preto – Foto: Divulgação/SCS RP

No dia 1º de abril, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, participará das cerimônias de posse dos novos diretores e vice-diretores da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP).

Os professores Hugo Tourinho Filho e Rafael Pombo Menezes serão empossados oficialmente nas funções de diretor e vice-diretor, respectivamente, da EEFERP.  Os professores já estão respondendo pela Direção da Escola desde o dia 15 de agosto de 2021 (leia no Jornal da USP). No plano de gestão para a mais jovem Unidade do campus de Ribeirão Preto, os professores afirmam que prezam pela “excelência acadêmico-administrativa, pela gestão-inovação e pela comunicação”.

Hugo Tourinho Filho possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre-Docência em Crescimento e Desenvolvimento pela USP (2015). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento, Endocrinologia Esportiva e Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Eixo GH/IGF-I e treinamento físico na adolescência; Eixo GH/IGF-I e treinamento militar; programas de exercícios físicos com ‘exergames’ para crianças e adolescentes; iniciação esportiva e formação atlética na infância e adolescência. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Endocrinologia e Metabologia do Esforço (Gepeme) e o Grupo de Estudo em Tecnologia e Games aplicados a saúde (Getega).

Rafael Pombo Menezes é professor associado da EEFERP. Foi presidente da Comissão de Pesquisa da Escola e vice-presidente da Comissão de Graduação. É pesquisador nas seguintes áreas: Pedagogia do Esporte, Sports Coaching, Análise de Jogo, Esportes Coletivos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Jogo. Coordena o Projeto de Extensão “Escolinha Multiesportes”. Foi professor substituto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na disciplina Estudos Avançados de Handebol. Foi docente em instituições de ensino superior privadas e treinador de handebol em diferentes contextos (amador – da iniciação ao adulto – e universitário). Obteve títulos de doutor e mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A cerimônia da EEFERP será realizada a partir das 8h30. Aqueles que quiserem comparecer presencialmente, devem se dirigir ao auditório da Escola, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Bloco 1, Prédio Azul 1ª andar, em Ribeirão Preto. Já para quem preferir assistir à cerimônia de forma on-line, é só acessar o canal da Unidade no Youtube

Prédio da FCFRP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

A partir das 10h30, será realizada a posse do novo diretor da FCFRP, Sérgio Akira Uyemura, e da nova vice-diretora da Escola, Mônica Tallarico Pupo. O evento será realizado no Saguão do Bloco S (Rua Ruy Barbosa Roselino s/nº, em Ribeirão Preto) e também será transmitido de forma on-line.

Sérgio Akira Uyemura possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela FCFRP (1988), Mestrado (1992) e Doutorado em Bioquímica (1995). Realizou pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign (1999), onde foi várias vezes professor visitante. Foi livre-docente (2001) e, desde 2008, é professor titular do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas. É bolsista em produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1997 e membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do MCTI. Foi presidente da Comissão de Pesquisa da FCFRP (2009-2014) e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (2013-2017), foi coordenador dos Projetos CT-INFRA/FINEP/USP (2009-2015) e coordenador de Assuntos de Biotério da USP (2009-2017). Possui experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioenergética e Metabolismo e Biologia Molecular aplicada à Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Componentes mitocondriais em fungos; Estudos do movimento de cálcio em fungos e Expressão heteróloga de proteínas em leveduras.

Mônica Tallarico Pupo possui graduação em Farmácia pela FCFRP (1990) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Fez pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos na Harvard Medical School, nos Estados Unidos. É professora titular da FCFRP, onde ingressou em 1998 como professora doutora. Coordena e coordenou projetos financiados pela Fapesp, Capes-DGU e CNPq, incluindo cooperações internacionais. Coordenou projeto temático internacional financiado pela Fapesp (BIOprospecTA-BIOTA) e FIC-NIH (2014-2020), que possibilitou o estabelecimento no Brasil do primeiro ICBG – International Biodiversity Cooperative Group – envolvendo a colaboração com a Harvard Medical School e University of Wisconsin-Madison. Coordena um projeto CNPq/MS/NIH com a Northeastern University visando à descoberta de antibióticos. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP. Foi membro da Câmara de Avaliação (CaA) e do Conselho de Pós-Graduação (CoPGr) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (2018 a 2022). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Produtos Naturais e Química Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: micro-organismos simbiontes, produtos naturais, ecologia química envolvida em relações inter-específicas.