![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/Sergio-Muniz-Oliva-Filho_Foto-Marcos-Santos_MGL0460-1024x538.jpg)
No dia 13 de julho, os professores Sérgio Muniz Oliva Filho e Ronaldo Fumio Hashimoto tomaram posse como novo diretor e novo vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Matemática e Estatística (IME). A cerimônia foi realizada de forma híbrida, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, e transmitida on-line.
Oliva deu início a seu discurso contando que chegou ao IME há quase 40 anos. “Ingressei como aluno e, desde então, estou vinculado ao Instituto. Toda essa ligação com o IME e a USP traz a responsabilidade de fazermos o melhor”, afirmou. O novo diretor também destacou a “contribuição dos que já passaram para a construção coletiva do Instituto como instituição de excelência, buscando a todo momento cumprir a sua missão”.
“Como proposta para se ter um melhor ambiente e consolidar a identidade da nossa instituição, nosso compromisso é com a construção do diálogo para buscar, sempre que possível, o consenso. Esse balanço entre a busca de consenso e a busca das decisões em tempo hábil é o nosso desafio”, considerou.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/LU5AB5_1-1024x538.jpg)
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior qualificou o novo diretor como “uma voz conciliadora, de defesa de boas decisões, de defesa dos alunos, que são caraterísticas importantes para a gestão”. Carlotti ressaltou que a USP vive um bom momento, “com condições financeiras que não tínhamos há dez anos”. “Este é o momento de sairmos de nossa rotina e pensarmos em novos parâmetros e desafios para a Universidade. O quanto colaboramos e como podemos contribuir para a sociedade. Esse é um desafio coletivo que devemos assumir para que, ao final dos quatro anos de gestão, possamos ter uma USP melhor”, disse.
Quem são
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/Sergio-Muniz-Oliva-Filho_Foto-Marcos-Santos_MGL0337-290x300.jpg)
Sérgio Muniz Oliva Filho possui bacharelado e mestrado em Matemática Aplicada, ambos pela USP, e doutorado em Matemática pela Georgia Institute of Technology.
É professor livre-docente da Universidade, com experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de reação e difusão, equações parciais funcionais, atratores, condições de fronteira não lineares e retardamento.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/Ronaldo-Fumio-Hashimoto_Foto-Marcos-Santos_MGL0357-282x300.jpg)
Ronaldo Fumio Hashimoto tem bacharelado em Física, mestrado e doutorado em Ciências da Computação, todos pela USP.
É professor livre-docente e tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: gene regulatory network, boolean networks, genetic network, probabilistic boolean network e mathematical morphology.
Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.