Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar discute parcerias com a Universidade

O ministro Paulo Teixeira se reuniu com o reitor da USP para discutir o estabelecimento de possíveis convênios de cooperação

 02/05/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 05/05/2023 as 18:09
Por
A visita do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, aconteceu no dia 28 de abril – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na última sexta-feira, 28 de abril, o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participou de um encontro com o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. A reunião teve como objetivo esboçar futuras parcerias entre o Ministério e a Universidade.

Entre os temas de interesse para colaboração estão segurança alimentar, desenvolvimento tecnológico de maquinário para a agricultura familiar, inspeção sanitária, agroindústria, agroecologia, bioinsumos e inteligência artificial.

Para o reitor da USP, “o estabelecimento de um acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Universidade, com o envolvimento do setor privado, é um exemplo do modelo da tríplice hélice de inovação defendido por esta gestão”. A USP, representada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), estará à frente da elaboração de futuros programas nesses temas com outras instituições de ensino superior.

O ministro Paulo Teixeira (à esquerda) e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O ministro demonstrou satisfação por encontrar as portas da Reitoria abertas para o estabelecimento de parcerias, pois, segundo ele, “o Governo quer diálogo com quem tem pressa”. 

Na oportunidade, foram entregues ao ministro os documentos Propostas de combate à fome e à insegurança alimentar: relatório final e os Anais do 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome, elaborados pelo Grupo de Trabalho (GT) Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome.

Também estavam presentes nas discussões o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto; o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Milton Fornazieri; a diretora e o vice-diretor da Esalq, Thais Vieira e Marcos Milan; o chefe de Gabinete do Reitor, Arlindo Philippi Junior; o chefe de Gabinete da Conab, Benhur Borba Freitas; e o ex-vice-diretor da Esalq, João Roberto Spotti Lopes.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.