Diversidade
Diversidade
Quinta Semana de Psicologia Preta relembra trajetórias e esboça caminhos para a luta antirracista
Coletivo Escuta Preta celebra cinco anos em atividade com debates sobre racialidade na organização estudantil e no mundo do trabalho
Novo instituto reúne núcleos de pesquisa para pensar as transformações na participação e no ativismo
Sediado na USP, o INCT Participa quer contribuir na construção de respostas a problemas como o déficit de participação nos territórios e a radicalização política
Filme narra a trajetória de música moçambicana radicada em São Paulo
“Woya Hayi Mawe – Para onde vais?” será exibido no Cinusp Paulo Emílio, na Cidade Universitária, no próximo dia 21, às 14h30. O filme acompanha a trajetória da música moçambicana Lenna Bahule entre São Paulo, seu lar adotivo, e sua cidade natal, Maputo
Filmes inéditos de docentes da USP serão exibidos na “20ª Mostra Internacional de Cinema Negro”, em São Paulo
Com direção de Celso Luiz Prudente e roteiro de Rogério de Almeida, professores da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), os filmes “Sangue no Atlântico – o pensamento de Luiz Felipe Alencastro”, que tem produção do Canal Futura, e “Negras Reitorias” estão entre as principais exibições da Mostra
Simpósio na USP destaca a presença de pessoas com deficiência visual na Universidade
O evento, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de novembro, reuniu pesquisadores e professores com deficiência para discutir linguagem, acessibilidade e integração
Pesquisa da USP apresenta normas para criação de aplicativos e plataformas que facilitem o acesso de idosos às novas tecnologias
O estudo foi desenvolvido por Sandra Souza Rodrigues durante seu doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos
USP recebe pesquisadores internacionais para debater dinâmicas das cidades
Seminário organizado por periódico acadêmico de relevância na área dos estudos urbanos pretende uma abordagem interdisciplinar sobre os aspectos citadinos
Descontinuidade de projeto antirracista em escolas de Macapá expõe desafios estruturais
Pesquisa da USP analisou iniciativa que buscou incluir o Marabaixo no currículo das escolas municipais da capital do Amapá
Livro traz, em poemas, memórias e ancestralidades do território indígena Kaingang
Obra poética inspirada por descoberta de ascendência indígena do próprio autor aborda a invasão das terras indígenas no sudoeste do Paraná
Roda de conversa reúne mulheres indígenas para compartilhar experiências sobre o bem viver
Atividade promovida pelo Coletivo Capim acontece no dia 8 de novembro na Faculdade de Saúde Pública da USP
Livro retrata as jornadas e as realidades invisíveis de refugiados LGBTQIA+
Obra de Ricardo Corrêa explora a perseguição e as dificuldades enfrentadas por refugiados LGBTQIA+ e o paradoxo da aceitação no Brasil
Herança africana no Brasil: Enem destaca a pauta, ainda que pouco abordada por instituições de ensino
Apesar de avanços, ensino de história e cultura afro-brasileiras encontra obstáculos, como racismo estrutural e desigualdades no acesso à educação de qualidade
Podcast para crianças coloca meninas e mulheres no centro de cada história
Projeto baseado em pesquisa em andamento na USP rompe com estereótipos femininos comuns para trazer novas representações feministas de mulheres
Encontros na USP debaterão as políticas públicas de enfrentamento às discriminações
O “8° Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais” e o “V Seminário Fateliku” acontecerão entre os dias 4 e 8 de novembro na Faculdade de Educação (FE) da USP
Roda de conversa promove diálogo sobre neurodivergência na universidade
Iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, abre espaço para compartilhamento de experiências e discussão sobre a inclusão de neurodivergentes na universidade
Quinta Semana de Psicologia Preta relembra trajetórias e esboça caminhos para a luta antirracista
Coletivo Escuta Preta celebra cinco anos em atividade com debates sobre racialidade na organização estudantil e no mundo do trabalho
Novo instituto reúne núcleos de pesquisa para pensar as transformações na participação e no ativismo
Sediado na USP, o INCT Participa quer contribuir na construção de respostas a problemas como o déficit de participação nos territórios e a radicalização política
Filme narra a trajetória de música moçambicana radicada em São Paulo
“Woya Hayi Mawe – Para onde vais?” será exibido no Cinusp Paulo Emílio, na Cidade Universitária, no próximo dia 21, às 14h30. O filme acompanha a trajetória da música moçambicana Lenna Bahule entre São Paulo, seu lar adotivo, e sua cidade natal, Maputo
Filmes inéditos de docentes da USP serão exibidos na “20ª Mostra Internacional de Cinema Negro”, em São Paulo
Com direção de Celso Luiz Prudente e roteiro de Rogério de Almeida, professores da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), os filmes “Sangue no Atlântico – o pensamento de Luiz Felipe Alencastro”, que tem produção do Canal Futura, e “Negras Reitorias” estão entre as principais exibições da Mostra
Simpósio na USP destaca a presença de pessoas com deficiência visual na Universidade
O evento, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de novembro, reuniu pesquisadores e professores com deficiência para discutir linguagem, acessibilidade e integração
Pesquisa da USP apresenta normas para criação de aplicativos e plataformas que facilitem o acesso de idosos às novas tecnologias
O estudo foi desenvolvido por Sandra Souza Rodrigues durante seu doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos
USP recebe pesquisadores internacionais para debater dinâmicas das cidades
Seminário organizado por periódico acadêmico de relevância na área dos estudos urbanos pretende uma abordagem interdisciplinar sobre os aspectos citadinos
Descontinuidade de projeto antirracista em escolas de Macapá expõe desafios estruturais
Pesquisa da USP analisou iniciativa que buscou incluir o Marabaixo no currículo das escolas municipais da capital do Amapá
Livro traz, em poemas, memórias e ancestralidades do território indígena Kaingang
Obra poética inspirada por descoberta de ascendência indígena do próprio autor aborda a invasão das terras indígenas no sudoeste do Paraná
Roda de conversa reúne mulheres indígenas para compartilhar experiências sobre o bem viver
Atividade promovida pelo Coletivo Capim acontece no dia 8 de novembro na Faculdade de Saúde Pública da USP
Livro retrata as jornadas e as realidades invisíveis de refugiados LGBTQIA+
Obra de Ricardo Corrêa explora a perseguição e as dificuldades enfrentadas por refugiados LGBTQIA+ e o paradoxo da aceitação no Brasil
Herança africana no Brasil: Enem destaca a pauta, ainda que pouco abordada por instituições de ensino
Apesar de avanços, ensino de história e cultura afro-brasileiras encontra obstáculos, como racismo estrutural e desigualdades no acesso à educação de qualidade
Podcast para crianças coloca meninas e mulheres no centro de cada história
Projeto baseado em pesquisa em andamento na USP rompe com estereótipos femininos comuns para trazer novas representações feministas de mulheres
Encontros na USP debaterão as políticas públicas de enfrentamento às discriminações
O “8° Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais” e o “V Seminário Fateliku” acontecerão entre os dias 4 e 8 de novembro na Faculdade de Educação (FE) da USP
Roda de conversa promove diálogo sobre neurodivergência na universidade
Iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, abre espaço para compartilhamento de experiências e discussão sobre a inclusão de neurodivergentes na universidade
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS
Um olhar cuidadoso para as comunidades tradicionais dedicadas à pesca artesanal
Por Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho, pós-doutorando no USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP, e outros autores*
National Public Radio: a relevância das emissoras públicas nas democracias
Por Gislene Nogueira Lima, doutoranda da Escola de Comunicações e Artes da USP
O papel da prevenção: análise de notícias sobre câncer em jornais brasileiros on-line
Por Eduardo Blanco Cardoso, pós-doutorando, e Elisa Maria Parahyba Campos, professora do Instituto de Psicologia da USP