
Artigos
Artigos

Reconhecer o racismo é determinante nas condições da saúde da população negra
Por Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz, doutorando da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, James Berson Lalane, doutorando da Faculdade de Medicina da USP, e Merllin de Souza, doutoranda da Faculdade de Medicina da USP

A quem interessa reduzir os recursos constitucionais da educação paulista?
Por Michele Schultz, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, e César Minto, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP*

Cotas nas universidades públicas do Brasil: educação que transforma histórias e melhora o País
Por Paulo H. Evangelista, doutorando do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e Merllin de Souza, doutoranda da Faculdade de Medicina da USP

A múltipla escolha do Enem: de Caetano aos gabaritos divergentes
Por Henrique Braga, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Marcelo Módolo, professor da FFLCH-USP

Pluralidade e unidade no apelo ao cessar-fogo em Gaza
Por Arlene Clemesha e Everaldo Andrade, professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Como enfrentar o fenômeno dos ataques às escolas?
Por Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP

Lembranças de toda uma carreira de Itamar Assumpção
Por Magaly Prado, pesquisadora da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Aos 90 anos, a memória de vozes uspianas no seu cinquentenário
Por Cremilda Medina, professora sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP

Tempos estranhos construídos entre nós
Por Daniel Afonso da Silva, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP

Defendendo Portinari contra a censura neoliberal
Por Rubens Russomanno Ricciardi, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

A emergência climática deve ser tratada como excepcionalidade pela gestão pública?
Por Ivan Maglio, pesquisador do LABVerde da Faculdade de Arquiutetura e Urbanismo da USP, Renata Esteves, advogada ambientalista, e Rossane Brancatelli, membro do Pro-Pinheiros

O papel da universidade na formação dos empreendedores
Por Marcelo Caldeira Pedroso, professor livre-docente da FEA-USP

Cultura espanhola em São Paulo: de Almodóvar a García Lorca
Por João Eduardo Hidalgo, pós-doutorando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

A psicologia por trás de modificações da aparência
Por Maria Luiza Viacava Sigoli e Flávia Alexandroni Dias, estudantes de Psicologia, e Jaroslava Varella Valentova, professora do Instituto de Psicologia da USP

As vantagens do ensino presencial na formação de professores
Por Sahda Marta Ide, professora da Faculdade de Educação da USP

Reconhecer o racismo é determinante nas condições da saúde da população negra
Por Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz, doutorando da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, James Berson Lalane, doutorando da Faculdade de Medicina da USP, e Merllin de Souza, doutoranda da Faculdade de Medicina da USP

A quem interessa reduzir os recursos constitucionais da educação paulista?
Por Michele Schultz, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, e César Minto, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP*

Cotas nas universidades públicas do Brasil: educação que transforma histórias e melhora o País
Por Paulo H. Evangelista, doutorando do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e Merllin de Souza, doutoranda da Faculdade de Medicina da USP

A múltipla escolha do Enem: de Caetano aos gabaritos divergentes
Por Henrique Braga, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Marcelo Módolo, professor da FFLCH-USP

Pluralidade e unidade no apelo ao cessar-fogo em Gaza
Por Arlene Clemesha e Everaldo Andrade, professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Como enfrentar o fenômeno dos ataques às escolas?
Por Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP

Lembranças de toda uma carreira de Itamar Assumpção
Por Magaly Prado, pesquisadora da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Aos 90 anos, a memória de vozes uspianas no seu cinquentenário
Por Cremilda Medina, professora sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP

Tempos estranhos construídos entre nós
Por Daniel Afonso da Silva, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP

Defendendo Portinari contra a censura neoliberal
Por Rubens Russomanno Ricciardi, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

A emergência climática deve ser tratada como excepcionalidade pela gestão pública?
Por Ivan Maglio, pesquisador do LABVerde da Faculdade de Arquiutetura e Urbanismo da USP, Renata Esteves, advogada ambientalista, e Rossane Brancatelli, membro do Pro-Pinheiros

O papel da universidade na formação dos empreendedores
Por Marcelo Caldeira Pedroso, professor livre-docente da FEA-USP

Cultura espanhola em São Paulo: de Almodóvar a García Lorca
Por João Eduardo Hidalgo, pós-doutorando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

A psicologia por trás de modificações da aparência
Por Maria Luiza Viacava Sigoli e Flávia Alexandroni Dias, estudantes de Psicologia, e Jaroslava Varella Valentova, professora do Instituto de Psicologia da USP

As vantagens do ensino presencial na formação de professores
Por Sahda Marta Ide, professora da Faculdade de Educação da USP
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP