Planejando a USP de 2034

08/10/2008 - Publicado há 16 anos

O segundo módulo do workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, atividade incluída na programação comemorativa dos 75 anos da USP, será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, entre 9h e 17h30. Todas as atividades vão ocorrer na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

No evento, promovido pela Comissão de Planejamento da Universidade, serão debatidos os seguintes temas: “Gestão Universitária”, “Pesquisa e Inovação Tecnológica”, “A Universidade do Futuro” e “O Sistema Federal de Ensino Superior: Estado atual e perspectivas futuras” (clique aqui para ver a programação completa).

Para o coordenador da Comissão de Planejamento e diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Glaucius Oliva, ao fazer uma avaliação do módulo I do workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, é impossível pensar a USP isolada do sistema de ensino superior do Estado de São Paulo e do país. Ele destacou ainda o consenso entre os palestrantes de que a USP detém a missão de manter-se como universidade de classe mundial.

“Temos como meta chegar na faixa das 50 melhores universidades do mundo em 2034 e, para isso, precisamos ter uma visão muito clara de que a USP deve se manter como paradigma nacional, estabelecendo os padrões, mas sem abdicar de ouvir a sociedade e repercutir suas demandas”, disse. Glaucius Oliva também reafirmou a idéia de que a USP deve sustentar o foco na formação dos talentos de que a sociedade precisa.