Disque Trote realiza balanço do programa

18/03/2008 - Publicado há 16 anos

O Programa Disque Trote, em sua edição 2008, recebeu 27 ligações (2,48%), do total de 1087, com denúncias de possíveis abusos realizados por alunos veteranos, entre os dias de 11 de fevereiro a 11 de março. O balanço ainda revela que 412 ligações foram desligadas (37,9%), 383 foram realizadas para pedir as mais diversas informações (35,23%), 200 trotes (18,41%) e 65 enganos (5,98%).

Para o coordenador do programa, Oswaldo Crivello Júnior, o serviço vem atendendo ao que dele se espera: um canal de ligação entre o ingressante e a instituição. "Depois de dez anos da criação da Semana de Recepção aos Calouros, acredito que foi instalada uma nova cultura em relação a como recepcionar o aluno ingressante, evitando-se que sejam realizadas ações que possam ser caracterizadas como violentas", e conclui que o "Disque Trote é um instrumento importante para que o novo aluno, que desconhece por completo a sua nova realidade na escola em que foi aprovado, possa se comunicar com a Universidade e relatar fatos que não se ajustem aos seus valores".

Um dado curioso levantado pela equipe do Disque Trote é que, nos 383 pedidos de informação, constam solicitações, além de como funcionava o serviço, de localização ruas ou dados sobre outras instituições de ensino.