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As perspectivas de estudo que surgiram pela emergência de saúde na pandemia são o destaque do novo número da Revista Grad+ USP (v. 8, nº 1, 2024), publicada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP. No editorial, que trata de Ensino Superior, Saúde e Práticas Pedagógicas de Formação Integral, a professora Vânia Galindo Massabni afirma que “entre as diversas opções de ensino e aprendizagem, este número traz ao leitor estudos em que as pessoas — professores e estudantes do ensino superior — se configuram como fundamentais para a discussão das práticas pedagógicas, sejam elas com a elaboração e uso de recursos tecnológicos, sejam as práticas entremeadas pelas questões de saúde na pandemia”. A publicação está disponível gratuitamente neste link.
Entre os textos em destaque, Incidentes críticos envolvendo graduandos de enfermagem durante a pandemia de covid-19 apresenta uma pesquisa desenvolvida pelos autores que emprega a Técnica de Incidente Crítico (TIC), na qual os estudantes relatam situações, comportamentos e sentimentos diante das atividades acadêmicas na pandemia de covid-19, bem como os enfrentamentos e apoios nesse período. Segundo os autores, entre as 24 situações relatadas, a maioria retratava o acúmulo de tarefas, dificuldade em lidar com nova forma de ensino, dificuldades de adaptação dos docentes e discentes às estratégias utilizadas quanto à sobreposição de atividades acadêmicas e domésticas. Em relação aos comportamentos foram citados falta de diálogo, dificuldades em adequar as atividades e atos de compreensão. Quanto aos sentimentos, os positivos foram de gratidão, compreensão, sensação de amparo, aprendizado, felicidade; já entre os negativos destaca-se a ansiedade, tristeza, angústia e cansaço físico.
Já a questão sob a perspectiva docente é abordada no estudo Ensino remoto emergencial e saúde mental: desafios enfrentados por docentes universitários durante a pandemia de covid-19. Foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas individuais e, a partir da análise de conteúdo de Bardin, buscou-se investigar os impactos do ensino remoto emergencial na saúde mental relacionados à prática docente, ao trabalho e ao contexto social. Nas discussões expostas foram encontrados como impactos gerados o sentimento de não conseguir ensinar, dificuldades de adaptação tecnológica e a pouca interação com os discentes, a sobrecarga de trabalho e o isolamento social. E como consequências desses impactos, sintomas como insegurança, desmotivação, medo do desconhecido, sensação de isolamento, estresse, entre outros.
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A revista também aborda as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na área da Terapia Ocupacional (TO), destacando que elas requerem formação e discussão no processo de graduação para garantia de acesso e cuidados dentro do raciocínio integral do corpo, mente, emoções e conexões. O texto Integralidade na formação de Terapeutas Ocupacionais: análise das percepções e estrutura curricular da graduação trata dos conhecimentos, competências e habilidades de cuidado em saúde entre os estudantes de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Como considerações finais, as autoras apontaram a necessidade de mudanças curriculares para incorporar essas práticas como recurso terapêutico dentro da profissão, de forma a garantir o acesso e cuidados de qualidade à população.
A publicação ainda traz os textos Tutoria na pandemia: os desafios de sempre, os novos e as lições permanentes, que se propõe a pensar esses desafios e caminhos para aprimoramento em tutoria e aprendizados para o Programa de Tutoria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP; Como os saberes da neurociência da aprendizagem podem contribuir com o ensino da graduação e com as escolhas pedagógicas docentes?, que apresenta reflexões sobre o tema e compartilha experiências das autoras no ensino de Fisiologia Humana; o estudo Opinião de estudantes de enfermagem em relação à coleta da citologia oncótica por meio de um serious game, que trata da detecção e prevenção de câncer do colo de útero abordado através de um serious game; e, por fim, Implementação de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia Molecular, que busca entender os recursos didáticos, elegendo o vídeo para aprimorar a aprendizagem.
A publicação destaca também Natureza Não é Recurso, com o ponto de vista de Alvair Silveira Torres Junior, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, sobre a necessidade de revisar a utilização de palavras técnicas no ensino profissional, médio e universitário, que possui signos carregados do peso histórico e do sentido instrumental de dominação e controle sobre a natureza e o ser humano.
Leia a revista na íntegra em https://revistas.usp.br/gradmais