Cientistas alteram genoma das moscas-da-fruta para que sejam capazes de se reproduzirem sem machos

Processo, conhecido como partenogênese, acontece em outros tipos de insetos, lagartos e cobras; o entendimento desses mecanismos pode ajudar no controle de pragas agrícolas

 07/09/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 11/09/2023 as 10:43
Por

Logo da Rádio USP

Pesquisa publicada na revista Current Biology mostra que cientistas ingleses e americanos conseguiram, pela primeira vez, alterar o genoma de fêmeas de drosófilas, também conhecidas como moscas-das-frutas, para que elas pudessem se reproduzir sem a contribuição do macho. Esse processo, denominado partenogênese, já ocorre em outros insetos, lagartos e cobras.

Os pesquisadores compararam os genomas de duas espécies de drosófilas (uma que se reproduz sexualmente e a outra por partenogênese) e identificaram 44 genes que poderiam estar envolvidos no processo. Em seguida, utilizando diferentes métodos, eles começaram a editá-los. Os resultados mostraram que 10% das fêmeas conseguiram se reproduzir sem o macho, e alguns descendentes dessas fêmeas se mostraram capazes de se reproduzirem sem o parceiro, ou seja, a característica foi transmitida para a geração seguinte.

Estudos anteriores já haviam identificado genes candidatos que seriam responsáveis por esse processo. Portanto, segundo os autores da pesquisa, a ativação desses genes em outras espécies seria uma maneira de confirmar que são eles que permitem que esse tipo de reprodução aconteça.

“Para os cientistas, pesquisas como essas são importantes para entender os mecanismos da partenogênese e como eles evoluíram, porque no reino animal a reprodução sexuada é muito mais complicada”, pontua a diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP Mayana Zatz.

Ainda de acordo com a geneticista, algumas pragas da agricultura usam a partenogênese para se multiplicar rapidamente e aumentar o seu poder de destruição. “Entender o mecanismo poderia ajudar a controlar esses microrganismos”, conclui.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.