Uma Pró-Reitoria de Cultura e Extensão mais conectada e aberta ao diálogo

Marli Quadros Leite pretende dar continuidade aos programas e projetos da PRCEU, mas com maior participação de outras Pró-Reitorias

18/03/2022 - Publicado há 2 anos

“Cultura é produção de conhecimento, tanto científico quanto artístico, e a USP é um sistema magnífico de produção de conhecimento. Nossa proposta é divulgar melhor as diversas iniciativas desenvolvidas na Universidade, não só as da Pró-Reitoria, mas também as das unidades e centros culturais”, explicou a nova pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite.

As indicações de Marli e do pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária, Hussam El Dine Zaher, foram aprovadas pelo Conselho Universitário no dia 22 de fevereiro.

“É uma honra e um desafio assumir a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Sou apaixonada pela USP e sempre que tenho a chance de contribuir, eu aceito com muita alegria e satisfação. É assim que eu posso retribuir um pouco do que essa instituição pública fez por mim”, afirmou Marli, que já tinha atuado na Administração Central como assessora da Pró-Reitoria de Graduação, entre 2010 e 2013.

Conexão com outras Pró-Reitorias

Marli explica que uma das principais diretrizes da PRCEU será atuar de maneira mais conectada, tanto com as outras Pró-Reitorias quanto com as unidades e diversos centros culturais da USP. “A conexão e o diálogo são fortes princípios que regem essa gestão reitoral. A USP é tão grande que precisamos unir esforços para construirmos uma universidade melhor”, afirma.

Dessa forma, a ideia é dar continuidade aos programas e projetos da PRCEU, mas abrindo espaço para parcerias e uma participação mais ativa de outras Pró-Reitorias.

Segundo ela, um dos primeiros projetos da gestão será o oferecimento de cursos de línguas estrangeiras para todos os alunos de graduação. A proposta deve ser desenvolvida em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e, possivelmente, envolverá outros órgãos, como a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e o Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Retomada

A nova pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Após dois anos de pandemia, que impuseram regras de distanciamento social e criaram uma grande demanda por atividades on-line, a PRCEU agora faz um balanço da experiência e avalia como o conhecimento adquirido será incorporado na rotina da Pró-Reitoria.

“A pandemia teve um forte impacto no tipo de atividade desenvolvida pela PRCEU. Houve um esforço muito grande para adaptarmos parte de nossas atividades para o virtual e, principalmente nos primeiros meses, o retorno do público foi muito bom. Agora nos preparamos para retomar as atividades presenciais”, explica Marli.

A pró-reitora explica que houve perdas e ganhos. Se, por um lado, as apresentações da Orquestra Sinfônica da USP, as sessões do Cinusp ou as visitas às exposições ficaram prejudicadas pela suspensão das atividades presenciais, por outro, os cursos de extensão e a Feira das Profissões foram beneficiados pela ampliação das ferramentas virtuais, democratizando o acesso e atraindo participantes de outros Estados do Brasil e até de outros países.

“Felizmente, as coisas estão voltando ao normal em todo o mundo e estávamos ansiosos para voltar a realizar atividades presenciais. Porém, nossa vida não será mais como antes e pretendemos incorporar muitas das lições aprendidas. Estamos trabalhando, por exemplo, para oferecer cursos de extensão híbridos ou nas duas modalidades, presencial e on-line”, afirmou.