Jornal da USP alcança 7 milhões de usuários em 12 meses e lança novidades

Há 3 anos e meio no ar, veículo, que também agrega a Rádio e a TV, ampliou presença nas plataformas digitais, implementa nova identidade visual e novas ferramentas

Redação - 01.11.2019

Tendo como missão principal divulgar para a sociedade a produção e o conhecimento da Universidade de São Paulo no campo das ciências exatas, humanas e biológicas, o Jornal da USP – que também agrega a programação da Rádio USP e da TV USP – está em constante mutação e amplia, cada vez mais, a sua audiência. 

Nos últimos doze meses, quase 7 milhões de usuários acessaram o Jornal da USP, somando 17 milhões de visualizações de matérias, áudios e vídeos. Ao completar 3 anos e meio no ar sob formato digital, o Jornal da USP altera sua home para destacar o conteúdo multimídia, em especial os podcasts, para explorar cada vez mais diferentes linguagens, interagir mais com os leitores e atingir novos públicos em qualquer parte do mundo.

Crescimento de novos usuários do Jornal da USP

2016

800.299

2017

4.260.110

2018

5.835.918

2019 (até out.)

5.841.571

Fonte: Google Analytics

No último ano (de novembro de 2018 a outubro de 2019), o Jornal da USP:

foi acessado por

6.933.010 usuários

e teve

17.071.914 visualizações de páginas

Desde a transformação do Jornal da USP para o formato digital, em 2016:

16 milhões de usuários

acessaram nosso site

51 milhões

de páginas foram visualizadas

O jornal, a rádio e a TV divulgam assuntos relacionados à própria USP – como pesquisas, projetos, políticas internas, atividades culturais e serviços à comunidade -, e abordam temas de interesse para toda a sociedade, por meio de análises, artigos e entrevistas de especialistas da Universidade. O objetivo é falar com o público interno, o público universitário de todo o país e a sociedade como um todo.

Iniciamos o mês de novembro apresentando novidades aos milhões de leitores que acompanham o site: páginas visualmente mais leves, conteúdos mais bem organizados, novas áreas e facilidade para encontrar os assuntos de interesse. Aproveitamos a ocasião para reunir também os principais recursos que criamos para melhorar nossa comunicação com nossos leitores, ouvintes e espectadores (ver abaixo).

Podcasts: ciência e informação a qualquer hora

No final de 2018, o Jornal da USP lançou seu primeiro podcast, o Ciência USP, produção quinzenal dedicada às descobertas, debates e novidades do mundo da ciência. Depois disso, vieram ainda o Momento Cidade, Momento Tecnologia, Jornal da USP+ e muitos outros. Hoje são dezenas podcasts e vários outros estão em desenvolvimento para o próximo ano.

A partir de agora, a home do jornal permite acesso rápido aos podcasts mais recentes. E quem gosta dos programas, poderá encontrar em uma só página todos os podcasts do Jornal da USP, que antes ficavam difusos no conteúdo do site. 

Na página exclusiva de podcasts o usuário pode ouvir e baixar podcasts e saber em quais plataformas ele também pode ter acesso a este conteúdo. 

Produção TV USP

Quem também ganhou visibilidade no site foram as produções da TV USP em São Paulo. Na página principal, o leitor pode facilmente encontrar o último vídeo publicado, entre reportagens, programas e séries especiais.

Todos estes vídeos podem ser encontrados no Canal USP, que em julho de 2019 atingiu a marca de 100 mil inscritos – poucos meses depois, esse número já subiu para 128 mil inscritos.

No Canal USP também estão vídeos produzidos pelas TV USP de Bauru e Piracicaba, além de aulas, eventos e outras produções de toda a Universidade.

Mais simples e informativo

Imagens, vídeos, infográficos e muita informação. O conteúdo do Jornal da USP é variado tanto em forma como em conteúdo e para isso tudo aparecer na tela de maneira mais agradável e fácil de entender, as páginas ganharam um novo layout. 

Ao clicar no nome de uma das editorias do jornal, o leitor verá não mais uma lista de notícias, mas uma página informativa e hierarquizada:

Rádio USP mais fácil de ver e ouvir

A página da Rádio USP, com programação de São Paulo e Ribeirão Preto, também está de cara nova. É possível acessar facilmente a lista de programas, saber quais os destaques do dia e acompanhar colunistas, podcasts e demais produções da emissora. 

Lembrando que há um mês a Rádio USP São Paulo estreou uma nova programação musical que valoriza manifestações de todas as regiões do País. O levantamento feito pela equipe gerou um acervo com 6 mil composições dos mais diversos ritmos, gêneros e origens.

Todos os campi da USP

O Jornal da USP no Ar em 2017, trazendo temas do cotidiano e informação sobre pesquisas de ponta desenvolvidas na Universidade de segunda a sexta-feira, na Rede USP de Rádio. Em 2019, o programa passou a ter também uma edição regional, trazendo notícias dos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Além de ser veiculado pela Rádio USP Ribeirão, no prefixo FM 107,9 MHz, o programa pode ser acompanhado pela internet ou pelo aplicativo do Jornal da USP, disponível nas lojas Google Play ou Apple Store – em ambos clique em Ribeirão Preto. 

A edição regional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 12h30, e é produzido pela Rádio USP do campus de Ribeirão Preto, em parceria com as equipes de comunicação dos demais campi do interior.

De tudo um pouco:

resume para mim?

Para quem quer ter uma visão geral de tudo de mais relevante publicado no Jornal da USP, oferecemos dois serviços:

  • NEWSLETTER

O informativo é enviado de segunda a sexta-feira no seu e-mail

  • NOTÍCIAS NO CELULAR

Para receber os destaques do Jornal da USP pelo Whatsapp é preciso:

Adicionar o número +55 (11) 99603-4190 nos seus contatos

Enviar uma mensagem para esse número, informando seu nome e sobrenome

A USP nas redes sociais

  • Universidade de São Paulo

Notícias de ciência, cultura,
vida universitária e muito mais

325 mil seguidores

188 mil seguidores

629 mil seguidores

  • Ciência USP

Canais específicos para quem quer informação sobre as pesquisas da USP

207 mil seguidores

9.9 mil seguidores

56.8 mil seguidores

QUEM SOMOS

O Jornal da USP é produzido pela Superintendência de Comunicação Social da USP com o apoio das áreas de comunicação das unidades, institutos, museus e prefeituras dos campi de toda a Universidade, distribuídos nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião.

  • Quer sugerir uma pauta?

Envie uma mensagem pelo

JORNAL DA USP

Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas: International Standard Serial Number

ISSN 2525-6009

Política de uso

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

PARCERIAS:

© 2019 - Universidade de São Paulo