Jornal da USP alcança 7 milhões de usuários em 12 meses e lança novidades

Há 3 anos e meio no ar, veículo, que também agrega a Rádio e a TV, ampliou presença nas plataformas digitais, implementa nova identidade visual e novas ferramentas

Redação - 01.11.2019

Tendo como missão principal divulgar para a sociedade a produção e o conhecimento da Universidade de São Paulo no campo das ciências exatas, humanas e biológicas, o Jornal da USP – que também agrega a programação da Rádio USP e da TV USP – está em constante mutação e amplia, cada vez mais, a sua audiência. 

Nos últimos doze meses, quase 7 milhões de usuários acessaram o Jornal da USP, somando 17 milhões de visualizações de matérias, áudios e vídeos. Ao completar 3 anos e meio no ar sob formato digital, o Jornal da USP altera sua home para destacar o conteúdo multimídia, em especial os podcasts, para explorar cada vez mais diferentes linguagens, interagir mais com os leitores e atingir novos públicos em qualquer parte do mundo.

Crescimento de novos usuários do Jornal da USP

2016

800.299

2017

4.260.110

2018

5.835.918

2019 (até out.)

5.841.571

Fonte: Google Analytics

No último ano (de novembro de 2018 a outubro de 2019), o Jornal da USP:

foi acessado por

6.933.010 usuários

e teve

17.071.914 visualizações de páginas

Desde a transformação do Jornal da USP para o formato digital, em 2016:

16 milhões de usuários

acessaram nosso site

51 milhões

de páginas foram visualizadas

O jornal, a rádio e a TV divulgam assuntos relacionados à própria USP – como pesquisas, projetos, políticas internas, atividades culturais e serviços à comunidade -, e abordam temas de interesse para toda a sociedade, por meio de análises, artigos e entrevistas de especialistas da Universidade. O objetivo é falar com o público interno, o público universitário de todo o país e a sociedade como um todo.

Iniciamos o mês de novembro apresentando novidades aos milhões de leitores que acompanham o site: páginas visualmente mais leves, conteúdos mais bem organizados, novas áreas e facilidade para encontrar os assuntos de interesse. Aproveitamos a ocasião para reunir também os principais recursos que criamos para melhorar nossa comunicação com nossos leitores, ouvintes e espectadores (ver abaixo).

Podcasts: ciência e informação a qualquer hora

No final de 2018, o Jornal da USP lançou seu primeiro podcast, o Ciência USP, produção quinzenal dedicada às descobertas, debates e novidades do mundo da ciência. Depois disso, vieram ainda o Momento Cidade, Momento Tecnologia, Jornal da USP+ e muitos outros. Hoje são dezenas podcasts e vários outros estão em desenvolvimento para o próximo ano.

A partir de agora, a home do jornal permite acesso rápido aos podcasts mais recentes. E quem gosta dos programas, poderá encontrar em uma só página todos os podcasts do Jornal da USP, que antes ficavam difusos no conteúdo do site. 

Na página exclusiva de podcasts o usuário pode ouvir e baixar podcasts e saber em quais plataformas ele também pode ter acesso a este conteúdo. 

Produção TV USP

Quem também ganhou visibilidade no site foram as produções da TV USP em São Paulo. Na página principal, o leitor pode facilmente encontrar o último vídeo publicado, entre reportagens, programas e séries especiais.

Todos estes vídeos podem ser encontrados no Canal USP, que em julho de 2019 atingiu a marca de 100 mil inscritos – poucos meses depois, esse número já subiu para 128 mil inscritos.

No Canal USP também estão vídeos produzidos pelas TV USP de Bauru e Piracicaba, além de aulas, eventos e outras produções de toda a Universidade.

Mais simples e informativo

Imagens, vídeos, infográficos e muita informação. O conteúdo do Jornal da USP é variado tanto em forma como em conteúdo e para isso tudo aparecer na tela de maneira mais agradável e fácil de entender, as páginas ganharam um novo layout. 

Ao clicar no nome de uma das editorias do jornal, o leitor verá não mais uma lista de notícias, mas uma página informativa e hierarquizada:

Rádio USP mais fácil de ver e ouvir

A página da Rádio USP, com programação de São Paulo e Ribeirão Preto, também está de cara nova. É possível acessar facilmente a lista de programas, saber quais os destaques do dia e acompanhar colunistas, podcasts e demais produções da emissora. 

Lembrando que há um mês a Rádio USP São Paulo estreou uma nova programação musical que valoriza manifestações de todas as regiões do País. O levantamento feito pela equipe gerou um acervo com 6 mil composições dos mais diversos ritmos, gêneros e origens.

Todos os campi da USP

O Jornal da USP no Ar em 2017, trazendo temas do cotidiano e informação sobre pesquisas de ponta desenvolvidas na Universidade de segunda a sexta-feira, na Rede USP de Rádio. Em 2019, o programa passou a ter também uma edição regional, trazendo notícias dos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Além de ser veiculado pela Rádio USP Ribeirão, no prefixo FM 107,9 MHz, o programa pode ser acompanhado pela internet ou pelo aplicativo do Jornal da USP, disponível nas lojas Google Play ou Apple Store – em ambos clique em Ribeirão Preto. 

A edição regional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 12h30, e é produzido pela Rádio USP do campus de Ribeirão Preto, em parceria com as equipes de comunicação dos demais campi do interior.

De tudo um pouco:

resume para mim?

Para quem quer ter uma visão geral de tudo de mais relevante publicado no Jornal da USP, oferecemos dois serviços:

O informativo é enviado de segunda a sexta-feira no seu e-mail

Para receber os destaques do Jornal da USP pelo Whatsapp é preciso:

Adicionar o número +55 (11) 99603-4190 nos seus contatos

Enviar uma mensagem para esse número, informando seu nome e sobrenome

A USP nas redes sociais

Notícias de ciência, cultura,
vida universitária e muito mais

325 mil seguidores

188 mil seguidores

629 mil seguidores

Canais específicos para quem quer informação sobre as pesquisas da USP

207 mil seguidores

9.9 mil seguidores

56.8 mil seguidores

QUEM SOMOS

O Jornal da USP é produzido pela Superintendência de Comunicação Social da USP com o apoio das áreas de comunicação das unidades, institutos, museus e prefeituras dos campi de toda a Universidade, distribuídos nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião.

Envie uma mensagem pelo