Cidade em movimento #6: Imigração

O aumento do número de imigrantes no Brasil, especialmente refugiados, gera discussões sobre integração social, direitos constitucionais e a persistente xenofobia, com destaque para a recepção diferenciada com base em marcadores raciais e de origem

Por
 07/11/2024 - Publicado há 2 meses
Cidade em Movimento - USP
Cidade em Movimento - USP
Cidade em movimento #6: Imigração
/

O Brasil recebe milhares de imigrantes todos os anos. Os que chamam mais a atenção dos noticiários são os refugiados, que saíram de seus países de forma forçada e vieram em direção ao Brasil. Na última década, devido aos conflitos e crises ao redor do mundo, o número de pessoas que deixam seus lares em busca de melhores condições de vida aumentou significativamente. Entre 2013 e 2022, a Polícia Federal do Brasil concedeu quase 1,2 milhão de registros de residência. Esse movimento gera discusões importantes sobre o impacto desses imigrantes no Brasil, integração social, direitos constitucionais etc.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre os assuntos relacionados às grandes metrópoles? Então acesse jornal.usp.br/atualidades/cidade-em-movimento/ e fique por dentro!


Cidade em Movimento

O podcast Cidade em Movimento vai ao ar na Rádio USP, mensalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast. Veja todos os episódios do Cidade em Movimento no Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

Produção: Felipe Bueno, J. Perossi
Produção geral e edição: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, quintas-feiras, às 8h35

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.