Jogador Richarlison é o primeiro embaixador do programa USP Vida

Programa criado pela Universidade é voltado para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em fazer doações para as pesquisas e ações que a USP tem desenvolvido no combate à covid-19

30/04/2020

Por: Adriana Cruz

O jogador de futebol Richarlison é o primeiro embaixador do USP Vida, programa criado pela Universidade e voltado para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em fazer doações para as pesquisas e ações que a USP tem desenvolvido no combate à covid-19.

Trata-se de uma parceria inédita que se consolidará por meio do projeto Tabelinha de Craques, campanha viral em que o jogador da Seleção Brasileira convocará  atletas, artistas, empresas, celebridades e a população em geral a participarem, de maneira lúdica e educativa, do programa USP Vida. Serão postagens, informações, vídeos e convites diários nas redes sociais do jogador, promovendo uma corrente de solidariedade pelo Brasil e pelo mundo.

A USP tem participado intensamente no enfrentamento da pandemia da covid-19, tanto nos aspectos assistenciais, por meio dos hospitais e da rede de diagnósticos, na difusão de conhecimento e, principalmente, na pesquisa. Temos mais de 200 grupos de pesquisadores trabalhando em várias áreas do conhecimento. Mas podemos fazer mais. Por isso, criamos o projeto USP Vida e temos a satisfação de ter o jogador Richarlison como o primeiro embaixador do nosso programa. Nosso objetivo é ampliar o número de colaboradores na divulgação dessa importante iniciativa e na conscientização do papel da ciência e das universidades na procura por soluções para a sociedade”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Sempre tivemos a imagem dos nossos heróis muito ligada ao esporte, nossos craques, à música, à TV, mas hoje estamos conhecendo milhões de outros craques que estão na linha de frente, arriscando suas próprias vidas para salvar as de tantas outras pessoas e, principalmente, pesquisando soluções para conseguirmos vencer essa que é a partida a ser vencida hoje: a vida contra a covid-19. Acho que é hora de valorizarmos e incentivarmos nossos pesquisadores e cientistas e todos que estão lutando nessa batalha. Por isso, tivemos a ideia da campanha e de contribuir com essas pessoas”, afirma Richarlison.

Além da campanha de doações para a USP Vida, outro objetivo, segundo ele, é popularizar a ciência e inspirar os cientistas do futuro. “Vou fazer o possível para que quem estiver ao meu redor enxergue a importância deste trabalho para o nosso dia a dia, especialmente em um momento de dificuldade”, considera o jogador.

O projeto USP Vida está voltado a pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em doar recursos diretamente para as pesquisas desenvolvidas pela instituição ou para o Hospital Universitário, a fim de que sejam aplicados em assistência e internação hospitalar.

As doações poderão ser feitas por meio de depósito em conta corrente, transferência bancária ou pagamento em cartão de crédito. Os recursos arrecadados serão administrados por um Comitê Gestor de Cientistas, coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa da USP, e alocados em conta específica na Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).