
Artigos
Artigos

Renina Katz: uma existência de criações e emoções
Por Elza Ajzenberg, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

Vocabulário arreganhado: como se aprendem as palavras?
Por Marcelo Módolo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Henrique Braga, doutor pela FFLCH-USP

Michael Burawoy: humanismo e compromisso com os estudantes
Por Ruy Braga, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Jornalismo especializado no Brasil: combate ao negacionismo e formação de jovens pesquisadores
Por Wilson da Costa Bueno, professor sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP

IA, redes sociais e o resgate da esfera pública como espaço de diálogo, justiça social e inovação democrática
Por Marina Thereza Santos de Souza Özdemir, doutoranda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Alfabetização, letramento, raciocínio lógico-matemático e inteligência artificial
Por Sahda Marta Ide, professora aposentada da Faculdade de Educação (FE) da USP

Ler é mesmo o melhor remédio
Por Humberto Felipe da Silva, professor da Escola de Engenharia de Lorena da USP

Uma experiência imersiva no coração da indústria do petróleo em Macaé
Por Elsa Vásquez Alvarez, Ricardo Cabral de Azevedo e Gleison Elias da Silva, professores da Escola Politécnica da USP

Aline Maria da Silva (1959-2024) e a modernização da biologia molecular no Brasil
Por Shaker Chuck Farah, Regina Baldini, João Carlos Setubal, professores, e Layla Farage Martins, pesquisadora, todos do Instituto de Química da USP

Intolerância religiosa e a resistência Malê
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

Antecipando soluções: o desafio da invasão de algas no litoral brasileiro
Por João Adriano Rossignolo, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Leonardo Capeleto de Andrade, pós-doutorando no Instituto de Geociências da USP, e Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP

As livrarias de rua e o direito à cidade
Por Hugo Quinta, pós-doutorando na Escola de Comunicações e Artes da USP

Agentes de IA: riscos e benefícios
Por Elen Nas, pós-doutoranda da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Realinhamento no Vale do Silício: da expansão democratizante ao confronto regulatório
Por Márcio Moretto Ribeiro, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Infocracia: como os algoritmos moldam a realidade e ameaçam a democracia
Por Leonardo Adriano Ragacini, mestrando da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

Renina Katz: uma existência de criações e emoções
Por Elza Ajzenberg, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

Vocabulário arreganhado: como se aprendem as palavras?
Por Marcelo Módolo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Henrique Braga, doutor pela FFLCH-USP

Michael Burawoy: humanismo e compromisso com os estudantes
Por Ruy Braga, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Jornalismo especializado no Brasil: combate ao negacionismo e formação de jovens pesquisadores
Por Wilson da Costa Bueno, professor sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP

IA, redes sociais e o resgate da esfera pública como espaço de diálogo, justiça social e inovação democrática
Por Marina Thereza Santos de Souza Özdemir, doutoranda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Alfabetização, letramento, raciocínio lógico-matemático e inteligência artificial
Por Sahda Marta Ide, professora aposentada da Faculdade de Educação (FE) da USP

Ler é mesmo o melhor remédio
Por Humberto Felipe da Silva, professor da Escola de Engenharia de Lorena da USP

Uma experiência imersiva no coração da indústria do petróleo em Macaé
Por Elsa Vásquez Alvarez, Ricardo Cabral de Azevedo e Gleison Elias da Silva, professores da Escola Politécnica da USP

Aline Maria da Silva (1959-2024) e a modernização da biologia molecular no Brasil
Por Shaker Chuck Farah, Regina Baldini, João Carlos Setubal, professores, e Layla Farage Martins, pesquisadora, todos do Instituto de Química da USP

Intolerância religiosa e a resistência Malê
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

Antecipando soluções: o desafio da invasão de algas no litoral brasileiro
Por João Adriano Rossignolo, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Leonardo Capeleto de Andrade, pós-doutorando no Instituto de Geociências da USP, e Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP

As livrarias de rua e o direito à cidade
Por Hugo Quinta, pós-doutorando na Escola de Comunicações e Artes da USP

Agentes de IA: riscos e benefícios
Por Elen Nas, pós-doutoranda da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Realinhamento no Vale do Silício: da expansão democratizante ao confronto regulatório
Por Márcio Moretto Ribeiro, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Infocracia: como os algoritmos moldam a realidade e ameaçam a democracia
Por Leonardo Adriano Ragacini, mestrando da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP