
Artigos
Artigos

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

Os progressistas se comunicam mal com o povo?
Por Henrique Braga, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Marcelo Módolo, professor da FFLCH-USP

Curso sobre nutrição e metabolismo reúne alunos de pós do Brasil e da Alemanha
Por Jarlei Fiamoncini, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

Maria Rita Kehl e a crítica aos movimentos identitários
Por Márcio Moretto Ribeiro, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Quem ama não castra (of dogs and men)
Por Angelo Segrillo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Copacabana em tese e a necropolítica no espaço
Por Guilherme Henrique de Paula Cardim, doutorando pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

O Rei Pelé saúda Neymar: os problemas éticos do uso de inteligência artificial para recriar mortos
Por Mercedes Okumura, professora do Instituto de Biociências da USP

A (in)capacidade de resposta do poder público na crise climática em São Paulo
Por Ivan Maglio, pós-doutorando da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da USP

DeepSeek: startup que sacudiu o Vale do Silício e abriu novos caminhos para os países em desenvolvimento
Por Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e pesquisador do Center for Artificial Intelligence (C4AI) da USP

Entre utopias e distopias: design de interesse público e cidades inteligentes
Por Christiane Wagner, pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP

Uma proposta de educação midiática para as licenciaturas
Por Ana Laura Godinho Lima, professora da Faculdade de Educação da USP, Érica Teixeira, bacharel em Ciências Sociais, e Lara Chaud Palacios Marin, doutoranda pela Faculdade de Educação da USP

A inquietante contemporaneidade de Robert Pirsig
Por João Francisco Justo Filho, professor da Escola Politécnica da USP

Fascinantes relatos sobre quase 60 anos de ativismo pró-indígena
Por José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e colunista da Rádio USP

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

Os progressistas se comunicam mal com o povo?
Por Henrique Braga, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Marcelo Módolo, professor da FFLCH-USP

Curso sobre nutrição e metabolismo reúne alunos de pós do Brasil e da Alemanha
Por Jarlei Fiamoncini, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

Maria Rita Kehl e a crítica aos movimentos identitários
Por Márcio Moretto Ribeiro, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Quem ama não castra (of dogs and men)
Por Angelo Segrillo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Copacabana em tese e a necropolítica no espaço
Por Guilherme Henrique de Paula Cardim, doutorando pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

O Rei Pelé saúda Neymar: os problemas éticos do uso de inteligência artificial para recriar mortos
Por Mercedes Okumura, professora do Instituto de Biociências da USP

A (in)capacidade de resposta do poder público na crise climática em São Paulo
Por Ivan Maglio, pós-doutorando da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da USP

DeepSeek: startup que sacudiu o Vale do Silício e abriu novos caminhos para os países em desenvolvimento
Por Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e pesquisador do Center for Artificial Intelligence (C4AI) da USP

Entre utopias e distopias: design de interesse público e cidades inteligentes
Por Christiane Wagner, pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP

Uma proposta de educação midiática para as licenciaturas
Por Ana Laura Godinho Lima, professora da Faculdade de Educação da USP, Érica Teixeira, bacharel em Ciências Sociais, e Lara Chaud Palacios Marin, doutoranda pela Faculdade de Educação da USP

A inquietante contemporaneidade de Robert Pirsig
Por João Francisco Justo Filho, professor da Escola Politécnica da USP

Fascinantes relatos sobre quase 60 anos de ativismo pró-indígena
Por José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e colunista da Rádio USP
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP