Oconceito de educação imersiva – que coloca o aluno em contato direto com o conteúdo pedagógico através de modernas tecnologias – será tema do minicurso que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai oferecer nesta terça-feira, dia 19, às 19 horas, no canal da cátedra no Youtube. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.
“Esse minicurso vai apresentar experiências educativas apoiadas no conceito e em práticas de educação imersiva, propondo reflexões ao público a partir de apresentações e debates”, segundo nota publicada no site da cátedra. “Tais práticas utilizam uma combinação de gráficos 3D interativos, tecnologias de simulação, videogames, realidade virtual e recursos técnicos no padrão da internet, de modo interligado com o desenvolvimento de atividades educativas.”
Ainda de acordo com a nota, as práticas da educação imersiva podem servir como base para a aplicação de processos pedagógicos interdisciplinares e transdisciplinares. “Essa conexão de práticas e possibilidades pode ajudar a superar maneiras tradicionais de aprender e de ensinar na educação básica e no ensino superior.”
Intitulado Educação Imersiva com Apoio em Saberes Plurais e Tecnologias Integradas – Compartilhando Experiências, o minicurso será ministrado por uma equipe de docentes formada por Anna Carolina Muller, Elmara Pereira de Souza, Jorge Franco, Romero Tori e Roseli Lopes.
Lançamento de livros
O professor Marcelo Knobel, docente de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e colaborador da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, vai lançar dois livros no próximo dia 27, às 19 horas, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Avenida Higienópolis, 618, em São Paulo). Um dos livros é A Ilusão da Lua: Ideias para Decifrar o Mundo por Meio da Ciência e Combater o Negacionismo, da Editora Contexto – livro que foi tema de matéria publicada pelo Jornal da USP (leia aqui). O outro tem como título Reflexões sobre Educação Superior: A Universidade e seu Compromisso com a Sociedade e é publicado pela Editora Blucher.