E-books gratuitos da USP ensinam italiano para brasileiros

Elaborados por especialistas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, materiais didáticos ajudam quem quer estudar a língua e conhecer mais sobre a cultura italiana

 12/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/08/2021 as 14:13
Arte sobre foto/Pixabay

.
Um conjunto de material didático distribuído em mais de 1.700 páginas formulado para servir de apoio ao estudo da língua e da cultura italiana acaba de ser lançado no Portal de Livros Abertos da USP. A publicação é dividida em dois volumes: Dire, fare, partire! e Dire, fare, arrivare!, e são totalmente escritos em italiano para habituar o estudante com a língua.

Os e-books são gratuitos e têm como autoras a professora Paola Baccin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com a colaboração de Sandra Gazzoni, doutora em Língua e Literatura Italiana pela FFLCH.

O primeiro volume traz 16 exercícios acompanhados de informações sobre a geografia da Itália, estudos da língua e da cultura, além das dificuldades linguísticas e culturais típicas de um aluno brasileiro que estuda italiano no Brasil. Ao final do livro, há as respostas das questões.

O segundo volume tem 17 exercícios acompanhados da história de um personagem, Tarcísio, durante a sua primeira experiência na Itália. Ele se encontra com Elisa na cidade de Bologna e os textos apresentam as dificuldades que naturalmente emergem quando há o encontro de duas culturas. As respostas a todos os exercícios também acompanham a obra.

As publicações foram criadas a partir de um curso produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da FFLCH em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Chamado de Italiano para Brasileiros, o curso também é gratuito e está disponível neste link. Ele traz vídeos, apostilas e material multimídia. O material foi elaborado especificamente para alunos e professores brasileiros de italiano, que pode ser utilizado como recurso para a autoaprendizagem, sem tutoria, ou em sala de aula presencial, com a mediação de um professor.

Acesse os livros em formato PDF (clique nas imagens e aguarde carregar o arquivo):

E confira o teaser do curso em vídeo:

.

O Portal de Livros Abertos da USP, inaugurado em 2016, é mantido pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), com a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais da Universidade de autoria ou organização de professores e especialistas. Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licença Creative Commons 4.0.

Curso de Italiano para brasileiros

E-books: Dire, fare, partire! e Dire, fare, arrivare!

Curso em vídeo: https://cursosextensao.usp.br/course/index.php?categoryid=86

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.