Momento Tecnologia #04: Exoesqueletos humanos

Pesquisador estuda fabricar modelo de exoesqueleto humano para membros inferiores e superiores

18/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 31/05/2019 as 10:54
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #04: Exoesqueletos humanos
/

A história da ciência é marcada por descobertas inesperadas. No caso desse professor da Escola Politécnica da USP, não foi diferente. Durante testes de exoesqueletos humanos para pacientes com mobilidade reduzida, ele descobriu uma relação inusitada entre a privação de sono e postura corporal.

Em parceria com o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, especializado no tratamento de pacientes com deficiências físicas incapacitantes motoras, Arturo Forner Cordero estuda a fabricação de um modelo de exoesqueleto humano para membros inferiores e superiores.

O interessante são as descobertas que se ramificaram dessa pesquisa. O pesquisador percebeu que estudantes em final de semestre apresentavam desempenhos piores no controle da postura. A partir disso, ele desenvolveu uma nova linha que relaciona sono, coluna e as consequências de uma noite de mal dormida.

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

Quinzenalmente, às terça-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).

Reportagem: Yasmin Oliveira e Cinderela Caldeira
Apresentação: Yasmin Oliveira