Para a professora Marisa Midori, não há personagem mais atrativo do que um livro, uma biblioteca. E o livro como personagem foi o tema de sua coluna desta semana. “Nada mais interessante do que as histórias que podemos contar sobre nossos livros, as nossas histórias com os livros que sonhamos e sobre pessoas ligadas aos livros. Histórias que habitam a nossa memória”, inicia ela em sua coluna. “E é um pouco disso que fala Bruno Gaudêncio em seu belo livro A Pele da Minha Casa, com uma capa vintage e muito bem editado pela Editora Papel da Palavra. São crônicas e ensaios de um colecionador de livros, como informa o subtítulo do volume”, conta ela, para prosseguir: “Há, por exemplo, um diálogo imaginário entre dois bibliófilos que se encontram em uma antiga livraria e vão conversar, obviamente sobre livros. Esses dois são o brasileiro Ubiratan Machado – publicado pela Edusp e pela Ateliê Editorial – e o italiano Umberto Eco”.
Para a colunista, as editoras brasileiras deveriam se ocupar mais em publicar edições de livros sobre livros. “Existe um movimento hoje em dia de reviver a beleza do livro ou do prazer da leitura do livro em papel, que é bem diferente da leitura em um celular ou no computador”, afirma a professora. “Além disso, temos visto muitos jovens que gostam de se fotografar com um livro nas mãos – e bem melhor se exibir com um livro na mão do que com uma arma”, reflete ela. “O título do livro de Bruno Gaudêncio é lindo e trata dessa relação orgânica que estabelecemos com o livro. Afinal, livro é pele desde o pergaminho. O livro é um grande personagem: ele nos faz pensar, imaginar e sonhar. E em tempos como estes que estamos vivendo, isso é essencial”, finaliza Marisa Midori.
Bibliomania
Com o Profa. Marisa Midori
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ), com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.



























