USP Talks retorna à Avenida Paulista com debate sobre saúde mental

Tema é um dos mais importantes em saúde pública na atualidade. Evento presencial ocorre nesta quinta-feira, ao meio-dia, no auditório do Instituto Moreira Salles, com os especialistas Christian Dunker e Vanessa Favaro

 19/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Após uma longa pausa forçada pela pandemia de covid-19, o USP Talks retorna ao seu formato presencial nesta semana, com uma discussão sobre um dos temas mais importantes da atualidade: saúde mental. Os palestrantes serão o psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia, e a psiquiatra Vanessa Favaro, vinculada ao Instituto de Psiquiatria, ambos da USP.

O evento acontece nesta quinta-feira, 22 de setembro, das 12h às 13h15, no auditório do Instituto Moreira Salles (Avenida Paulista 2424, em frente à Praça do Ciclista, próximo à esquina com a Rua da Consolação). A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no local com até uma hora de antecedência. O evento não será transmitido ao vivo, mas será gravado e publicado posteriormente nos canais digitais da USP. A capacidade do auditório é de 140 lugares.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, lançada em 2016, com a proposta de aproximar a Universidade da sociedade por meio de eventos presenciais em que especialistas discutem temas importantes do noticiário nacional. Os vídeos de todos os eventos anteriores estão disponíveis no YouTube, no canal do USP Talks e no Canal USP.

Este será o primeiro evento do USP Talks desde agosto de 2021, e o primeiro realizado de forma presencial desde dezembro de 2019. O encontro marca, também, o retorno do programa ao seu horário original, no intervalo de almoço da Avenida Paulista. 

Christian Dunker é um dos psicanalistas mais renomados do Brasil; professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Vanessa Favaro é médica psiquiatra e diretora dos Ambulatórios do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde tem acompanhado os efeitos da pandemia sobre a saúde mental da população brasileira.

+ Mais

Número de brasileiros com transtornos mentais preocupa especialistas

Saúde mental

A proteção da saúde mental é um dos maiores desafios de saúde pública no mundo atualmente. Cerca de um bilhão de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno mental, como estresse, ansiedade e depressão, segundo um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS); e a situação piorou muito nos últimos anos em função da pandemia — que potencializou sentimentos de isolamento, ansiedade e tristeza. Estudos indicam que houve um aumento expressivo no número de diagnósticos de depressão e a ocorrência de suicídios também vem crescendo no Brasil há vários anos.

+ Mais

O erro é transformador e muda o caminho de quem o cometeu

O que está por trás dessa tendência de piora na saúde mental da população e o que precisa ser feito para reverter esse quadro? Qual é o papel das redes sociais nesse cenário? Como identificar se você (ou alguém que você conhece) precisa de ajuda? São algumas das perguntas que poderão ser abordadas no encontro. 

Cada palestrante fará uma apresentação de 15 minutos, e na sequência haverá 30 minutos para debate com a plateia. Com apresentação e moderação do jornalista Herton Escobar, do Jornal da USP.

Foto: Jornal da USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.