Livro oferece “novos olhares” sobre o comportamento antissocial infantil

“Tendência Antissocial Infantil e a Experiência da Perda do Pai” apresenta estudos de caso sobre crianças que vivenciaram a experiência da perda do pai

 16/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Foto: Divulgação

 

Publicado pela Editora Appris, com 332 páginas, o livro Tendência Antissocial Infantil e a Experiência da Perda do Pai é o recente lançamento da professora Valéria Barbieri, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e o psicólogo Gabriel Aparecido Gonçalves dos Santos, do Tribunal de Justiça de São Paulo e mestre em Psicologia pela FFCLRP.

Valéria Barbieri – Foto: Arquivo Pessoal

Ao falar sobre o objetivo da obra, os autores afirmam que os comportamentos antissociais, coletivos ou individuais, “sempre foram motivo de grande curiosidade em diversos campos do conhecimento humano”. Essa curiosidade, antecipam, perpassa a arte, a mídia e as produções de entretenimento, como filmes e seriados. Contudo, “é reduzido o número de obras e espaços de discussão que se debruçam sobre uma compreensão mais profunda a respeito da gênese e dos fatores de manutenção desses comportamentos opositivos”, advertem os psicólogos.

Nesse contexto, o livro apresenta, “pautado nos pressupostos psicanalíticos de Winnicott a respeito da tendência antissocial infantil e no uso de técnicas projetivas”, estudos de caso sobre famílias em que os filhos haviam vivenciado a experiência de perda do pai e passaram a apresentar comportamentos antissociais.

O objetivo dos debates psicanalíticos e diálogos intersubjetivos contidos no livro, avaliam os autores, pretende “possibilitar novos olhares sobre o tema, assim como contribuir para o diálogo construtivo a respeito da implicação do oferecimento, ao longo do desenvolvimento infantil, de confiança, afeto e estabilidade no ambiente familiar, independentemente de sua configuração”.

Para adquirir a obra, clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.