O erro é transformador e muda o caminho de quem o cometeu

Os professores Christian Dunker e Renato Janine Ribeiro falam sobre o erro e a oportunidade que ele nos oferece para crescer como pessoa

 12/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por
A pessoa que comete o erro não desconfia que está errando, diferente da pessoa que está mentindo e que sabe que está enganando alguém – Foto: Freepik

Quem nunca cometeu um erro na vida e se sentiu culpado, garantindo que não faria aquilo nunca mais? O erro não deve ser visto como algo que tenha que ser castigado, muito pelo contrário, o erro ensina, justamente por não se saber que seria um erro. São as chamadas tentativa e inexperiência que nos levam a ele. 

Christian Dunker – Foto: Divulgação

O psicanalista Christian Dunker, professor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, explica os três estágios de negação da verdade: o erro, a ilusão e a mentira. “Historicamente, o erro tem que ver com uma certa desorientação em relação ao saber. As três figuras que são negações da verdade: uma é o erro, que se caracteriza por uma certa indeterminação de para onde se vai, mas temos também a ilusão, que seria então o contrário da boa representação, seria a falsidade do ponto de vista cognitivo. E temos também a mentira, que é a intencionalidade de manipular e produzir um estado de consciência no outro propositadamente equivocado”, diz Dunker.

Caminho da verdade

A pessoa que comete o erro não desconfia que está errando, diferente da pessoa que está mentindo e que sabe que está enganando alguém. O psicanalista da USP reforça que o erro é o caminho da verdade. Já para o professor de Ética e Filosofia Política, Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, errar pode ser bom, principalmente em uma etapa do conhecimento, e ajuda a aprender. Sendo assim, não se deve ter o sentimento de culpa. “Errar não é necessariamente uma coisa ruim, então nós temos que distinguir erro e mentira. Na mentira, há uma intenção ruim e, no erro, não necessariamente. Errar pode ser,  por exemplo, uma etapa do conhecimento, como quando se fala ensaio e erro nas pesquisas em geral. Você segue esse caminho tentando uma coisa, se der errado, você aprendeu com isso. É muito enriquecedor você errar durante a pesquisa”, avalia Janine Ribeiro.

Renato Janine Ribeiro – Foto: Wikimedia Commons

O erro é transformador e muda o caminho de quem o cometeu. Ele é uma junção de culpa e arrependimento e nos leva à reparação, como explica o psicanalista Christian Dunker: “É essa reparação que é terapêutica. É essa reparação que transforma as pessoas, não o arrependimento e a culpa”, finaliza. 

Oportunidade de crescer

Para o professor Renato Janine Ribeiro, o arrependimento é natural do erro, não tem desvios éticos que comprometam de alguma  forma quem o cometeu. O erro precisa ser ressignificado. A pessoa precisa perceber que as falhas cometidas podem ser a oportunidade de crescimento, seja na vida pessoal como na profissional, ajudando a estar alerta e motivada. Já o psicanalista Christian Dunker diz que o erro do outro também nos ensina a evitar que aqueles atos sejam repetidos. 

Errar pode trazer vergonha e culpa. Embora seja desconfortável, é importante pedir desculpas e admitir que se errou para que se esteja pronto para a mudança. O valor da verdade precisa estar na fala. A dificuldade de pedir desculpas no Brasil é orgânica e difícil de admitir, porque isso implicaria em não ter mais a segunda chance. Sabe aquela famosa frase que você já ouviu ou falou para alguém: Errar é humano? Pois é isso, errar é humano e não se deve ter medo de falhar, já que tudo faz parte do crescimento pessoal.   


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.