Alumni USP vai premiar os egressos que se destacam em diferentes áreas profissionais

Prêmio, que é inédito, será oferecido para o egresso diplomado em curso de graduação e pós-graduação que se destacou durante sua trajetória profissional percorrida há mais de dez anos no Brasil ou no exterior

06/06/2022 - Publicado há 2 anos
Arte: Victor Henrique Lima de Castro

O Escritório Alumni USP, com apoio da Reitoria da Universidade, está lançando o Prêmio USP Alumni, que será oferecido anualmente para o egresso diplomado em curso de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), que tenha se destacado durante sua trajetória profissional percorrida há mais de dez anos no Brasil ou no exterior.

Serão premiados os ex-alunos nas seguintes categorias: Contribuições na qualidade de vida das pessoas; Contribuições nas relações humanas e inclusão social; Contribuições na sustentabilidade ambiental; Contribuições em inovações e empreendedorismo; Contribuições em arte e cultura e Contribuições em ciência e tecnologia.

Os vencedores de cada categoria receberão certificado e medalha condecorativa em evento previsto para o dia 27 de outubro, às 19h, no  Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus da USP em São Paulo.

Segundo a coordenadora do Alumni USP, Maria Helena Palucci Marziale, o objetivo é “reconhecer e premiar os egressos diplomados da USP que se destacaram por suas contribuições, em diferentes áreas de atuação profissional, e que impactaram positivamente a sociedade”.

Medalha Prêmio Alumni USP – Arte: Victor Henrique Lima de Castro

A inscrição poderá ser feita pelo próprio candidato ou por terceiros a partir do mês de julho de 2022.  O regulamento do prêmio foi aprovado na reunião do Conselho Executivo do Alumni USP no mês de maio e estará disponível para consulta nos próximos dias. Docentes e funcionários em atividade na USP não poderão concorrer e o inscrito deve estar cadastrado na plataforma Alumni USP

Da criação aos 103 mil cadastrados

O Programa Alumni USP foi criado em 2018, com a finalidade de estabelecer uma rede de contato voltada aos antigos alunos da USP. O programa é de responsabilidade do Escritório Alumni USP, que conta com um Conselho Executivo formado por docentes indicados pela Reitoria, pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, um representante da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e um representante da categoria de ex-alunos que faça parte do Conselho Universitário.

Dentre as suas responsabilidades, o programa coordena a plataforma Alumni USP, que possibilita o cadastramento dos ex-alunos e a coleta de informações dos egressos e lhes oferece oportunidades como o e-mail alumni.usp, acesso aos recursos da Universidade, conexão com outros alunos, vantagens e anúncios de vagas de emprego, educação continuada, entre outras.

Em março de 2022, a plataforma alcançou a marca de 100 mil usuários cadastrados e hoje esse número chega a 106.735. “Desde o início da gestão do professor Carlotti como reitor e com as novas ações implementadas pelo Escritório Alumni USP, mais 10 mil diplomados passaram a ser usuários da plataforma”, revela Maria Helena.

Perfil dos usuários

Maria Helena Palucci Marziale, coordenadora do Alumni USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Do total de usuários, 73.692 mil são provenientes da graduação e 47.953 mil da pós-graduação, considerando que parte desses egressos realizou tanto a graduação quanto a pós-graduação na USP. De acordo com os dados registrados na plataforma no período de 1º de agosto de 2020 a 26 de maio de 2022, 52,4% se declararam homens e 47,6% mulheres e 60,1% com idade entre 26 e 40 anos.

Quanto à empregabilidade, 67,7% dos usuários informaram o status de empregados, os que continuam estudando são 8,6% e os pós-doutorados são 2,2%, sendo que 5,6% se apresentam como empreendedores, 12% estão procurando emprego, 0,7% são aposentados e 3,2% não informaram.

O curso de graduação é determinante para a atuação profissional para 47% dos usuários; a pós-graduação foi determinante para 19% dos usuários; para 8,7%, a graduação e a pós-graduação foram igualmente importantes; 19,4% dos cadastrados informaram que atuam em áreas diferentes de seus estudos na USP e 5,9% não responderam.