USP e Universidade de Münster assinam convênio para dupla titulação

O convênio foi assinado no dia 15 de março, com a presença de dirigentes das duas universidades

16/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/03/2022 as 14:40
Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Na manhã de ontem, dia 15 de março, a USP e a Universidade de Münster (Alemanha) assinaram um convênio acadêmico para promover a cooperação doutoral em dupla titulação.

“A dupla titulação é a melhor maneira para aprimorar a colaboração internacional, envolvendo estudantes e professores em projetos que desenvolvem uma parceria de longa duração. A proposta da USP é sempre trabalhar com universidades de excelência, como a Universidade de Münster”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para o diretor-científico do Centro Brasileiro da Universidade de Münster, Bernd Hellingrath, “nos últimos anos, as duas instituições têm desenvolvido uma forte parceria. Com esse convênio será possível ampliar a colaboração entre nossos pesquisadores, gerando novas oportunidades e novas pesquisas. Estamos não só aprofundando a colaboração entre duas universidades, mas também entre os dois países”.

O documento prevê a supervisão conjunta de doutorandos para a atribuição de dupla titulação em cursos de doutorado. A tese deverá ser escrita em inglês, português ou alemão, e apresentada tanto na instituição de origem quanto na instituição de acolhimento. A comissão julgadora de defesa da tese será composta por membros de ambas as universidades.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

“Estamos incrementando nossas relações. Até agora tínhamos apenas acordos entre Unidades e, com esse convênio, essa parceria será estendida para toda a Universidade, ampliando as oportunidades de interação. USP e Münster são importantes universidades de pesquisa que, quando atuam em parceria, aumentam seus índices de impacto. Somos melhores quando trabalhamos juntos”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Márcio de Castro Silva Filho.

Estavam presentes na cerimônia o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Sergio Persival Baroncini Proença; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Niels Olsen Saraiva Câmara; os assessores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, Bruno Cogliati e Luciano Digiampietri; a diretora-executiva do Centro Brasileiro da Universidade de Münster, Anja Grecko Lorenz; e a diretora do Escritório de Representação do Centro, Laura Redondo de Campos.