Desafios da publicação e da escrita científica são explicados em evento gratuito

Promovida pela Escola de Enfermagem da USP, iniciativa voltada para estudantes de pós-graduação também é aberta ao público; palestras serão transmitidas pelo YouTube

23/06/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

O ingresso na vida acadêmica e na pesquisa científica requer um entendimento sobre como funcionam regras e mecanismos de atuação para que o pesquisador tenha reconhecimento entre seus pares. Para ajudar nesse processo, o Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem (PPGEn) da Escola de Enfermagem (EE) da USP vai promover o evento Publicação e Escrita Científica, que será realizado de 5 a 7 de julho, a partir das 18h30, de forma on-line e gratuita, pelo Canal do YouTube PPGEn-EE.

Voltado para estudantes de pós-graduação, a iniciativa é aberta a todos os interessados, incluindo professores, alunos de graduação e profissionais de todas as áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, neste link.  O endereço de acesso ao evento será divulgado por e-mail aos inscritos e será divulgado no site da EE e nas redes sociais do programa.

A iniciativa faz parte do I Programa de Inverno do PPGEn e a programação foi definida com base em diagnóstico dos principais desafios dos pós-graduandos da instituição. Serão abordados temas como Qualis, fator de impacto e como escolher o periódico científico; importância da publicação para o discente, docente, carreira e programa; elaboração de artigo científico (introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão e conclusão); expectativas do editor de periódico; divulgação científica para além das revistas e compartilhamento de experiências de egressos do PPGEn sobre o tema central.

As palestras serão ministradas por docentes da EE e por convidados de outras instituições públicas e privadas de ensino superior, nacionais e internacionais. O evento é coordenado pelos professores Patricia Campos Pavan Baptista e Marcelo José dos Santos, ambos da EE.

Confira a programação completa nas redes sociais do PPGEn no Facebook (www.facebook.com/ppgen) e no Instagram (www.instagram.com/ppgen_usp). As inscrições podem ser realizadas neste link.

.