Aplicativo COMVC ajuda a monitorar a saúde mental dos alunos de graduação

O app oferece vídeos educativos e questionário com perguntas que ajudam o aluno a se autoconhecer

27/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 12:06
Foto: Divulgação

Os estudantes de graduação da USP já podem contar com uma nova ferramenta para ajudar a manter a saúde mental em dia. Está disponível gratuitamente, para smartphones com sistemas Android e iOS, o aplicativo COMVC.

O app oferece mais de 60 vídeos educativos sobre saúde mental, abordando temas como depressão, ansiedade, estresse, raiva, meditação, relaxamento, mudanças de hábitos, alimentação e resolução de problemas.

Pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Além dos vídeos, o estudante também pode responder a um questionário com perguntas sobre mudanças de humor, ansiedade, burnout, sono e saúde. As informações obtidas servem de base para recomendações de vídeos específicos ou para um eventual encaminhamento a uma consulta. Outra funcionalidade é que o aplicativo elabora e disponibiliza gráficos personalizados que ajudam o usuário a se autoconhecer e a acompanhar sua saúde mental.

O aplicativo garante o sigilo e a proteção dos dados do estudante.

“Nosso objetivo é ajudar a promover a saúde mental dos nossos alunos de graduação, especialmente nesse momento de isolamento causado pela pandemia da covid-19. Para o ano que vem, estão sendo desenvolvidas outras funcionalidades mais interativas de teleatendimento, e a ideia é que o serviço também possa ser expandido para toda a comunidade USP”, ressalta o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Ajudando profissionais da saúde

O app COMVC foi desenvolvido por equipes da Faculdade de Medicina (FM), originalmente, para monitorar a saúde mental dos profissionais de saúde do Hospital das Clínicas que atuavam na linha de frente do combate à pandemia da covid-19, oferecendo ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento das reações ao estresse e a outros transtornos mentais. Os profissionais são atendidos por residentes de Psiquiatria por meio de uma linha direta de apoio.

De acordo com o professor da Faculdade de Medicina e um dos coordenadores do projeto, Eurípedes Constantino Miguel Filho, “os bons resultados que tivemos no Hospital das Clínicas nos motivaram a levar esse aplicativo para todos os alunos de graduação da USP. Agora, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação e o Escritório de Saúde Mental, podemos aprimorá-lo”.

Só em abril, mês em que entrou em operação, o aplicativo realizou cerca de 120 atendimentos telefônicos para triagem e encaminhamento a consultas psicológicas e psiquiátricas.

Para estender o uso do app aos alunos, foram incluídos vídeos psicoeducativos sobre saúde mental na Universidade, assistência social, questões de gênero, segurança e vídeos específicos para os oito campi da USP. “No aplicativo encontram-se vídeos de professores e pesquisadores do Instituto de Psiquiatria e do Instituto de Psicologia sobre diversos temas relacionados à saúde mental”, destaca o coordenador do Escritório de Saúde Mental (ESM), Andrés Eduardo Aguirre Antúnez.

O COMVC indica locais para que os alunos dos campi da capital ou do interior possam procurar ajuda, como universidades públicas e privadas, e centros de atenção psicossocial em cada cidade.

Escritório de Saúde Mental

O Escritório de Saúde Mental, órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação, presta apoio psicológico aos alunos de graduação, oferecendo acolhimento, orientação e eventual encaminhamento a atendimentos específicos.

Coordenador do Escritório de Saúde Mental, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – Foto: Divulgação

O primeiro contato com os estudantes é por meio de um formulário digital, em que eles podem expressar os motivos que os levaram a buscar o acolhimento psicológico e suas principais queixas. Em seguida, o Escritório oferece consultas terapêuticas e pesquisas clínicas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica ou orienta os alunos a procurarem ajuda no Hospital Universitário, nos serviços do Instituto de Psicologia e do Instituto de Psiquiatria da USP e na rede pública.

Com a chegada da pandemia e da necessidade de isolamento social, além do registro on-line, o atendimento também passou a ser feito preferencialmente pelo Google Meet.

“Os acolhimentos no Escritório de Saúde Mental procuram auxiliar os alunos em suas potencialidades e resiliências para que possam aproveitar melhor sua formação acadêmica. Não há fila de espera. Nossos colaboradores procuram acolher o mais rápido possível o pedido de cada estudante, e agora também estamos investindo em Rodas de Conversa com estudantes, funcionários e professores de diversas unidades da USP, de modo on-line”, explica Antúnez.

O coordenador do ESM ressalta ainda que “todas essas ações também produzem conhecimento para a população, ajudando a desenvolver nossa sociedade. O app COMVC seguirá sendo aprimorando e desenvolvido em benefício da comunidade”.