Em novo livro, Lilia Schwarcz aponta as contradições de Lobato

Professora lança biografia do criador do “Sítio do Pica-Pau-Amarelo” para crianças

 31/07/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
A professora Lilia Schwarcz – Foto: Leonor Calasans / IEA/ USP

O escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948) fez uma literatura infantil que criou um universo onírico “muito bonito” para o brasileiro se reconhecer, que inclui elementos do folclore nacional, ao mesmo tempo em que expressou racismo em sua obra, não apenas nos termos utilizados, mas também nas hierarquias construídas entre as personagens.

O novo livro de Lilia Schwarcz e Marisa Lajolo – Foto: Divulgação / Companhia das Letrinhas

Essa é a forma como a professora Lilia Schwarcz analisa a obra infantil de Monteiro Lobato. Segundo ela, pode-se gostar de um autor e, ao mesmo tempo, criticar, lamentar e “desgostar” do mesmo autor em determinados aspectos. Autora, ao lado de Marisa Lajolo, do livro Reinações de Monteiro Lobato – Uma Biografia, lançado recentemente pela Editora Companhia das Letrinhas, Lilia destaca que fazer uma biografia não significa assumir um compromisso de exaltação do biografado. Por isso, as contradições de Lobato estão presentes na obra recém-lançada.

Lilia falou sobre esse novo livro em entrevista no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitida no dia 24 de julho. Na entrevista, concedida ao jornalista Marcello Bittencourt, ela revelou que a Companhia das Letrinhas vai reeditar os livros infantis de Lobato sem retirar os trechos considerados racistas – como já foi sugerido por parte do movimento negro. Lilia Schwarcz é professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.