“Plinio é pop”

Marisa Midori fala da recém-lançada biografia de Plinio Martins Filho, escrita por Ulisses Capozzoli, e emenda: “Plinio é pop porque fazer livros ainda é uma atividade cultural da maior importância”

 07/07/2023 - Publicado há 10 meses

Logo da Rádio USP
Em maio passado, a coluna Bibliomania completou seu sétimo aniversário, mas não é esse o tema da professora Marisa Midori nesta edição, embora o tom continue sendo de homenagem e celebração, não de uma coluna, mas do editor que é, nas palavras da colunista, o mais pop de São Paulo. No último dia 24 de junho, o jornalista Ulisses Capozzoli lançou a biografia Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo (Editora WMF). Segundo Marisa, mais de 200 pessoas prestigiaram o lançamento, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista.
Do autor da biografia, a colunista fala o seguinte: “Ulisses Capozzoli inscreveu seu nome na plêiade de jornalistas intimoratos que jamais fugiram de uma boa reportagem, de um bom trabalho de campo. Já li seus livros e muitas de suas matérias na grande imprensa. O que chama a atenção nesse jornalista é a maneira como busca sempre uma abordagem humanista, mesmo quando a paisagem e o meio se apresentam áridos. No caso dessa biografia, Capozzoli propõe um livro-reportagem cuja narrativa começa em Pium, uma cidadezinha de Tocantins. Ou seja, ele extrai de uma paisagem árida, onde a escrita e o livro são escassos, as matrizes formadoras desse grande editor”.
Capozzoli viajou a Pium por esta ser a cidade onde Plinio Martins Filho nasceu e passou a sua infância. Porém, nessa história  há um aspecto para o qual Marisa chama a atenção. “Mais de 200 pessoas foram ao lançamento para prestigiar esse grande editor brasileiro. Enquanto a emergência das novas tecnologias de informação e comunicação nos levam a crer que a produção de um livro se tornou tão banal que qualquer autor é capaz de publicar sua própria obra, ou, o que é pior, querem nos fazer crer que livros podem ser escritos por uma inteligência artificial, o reconhecimento de um editor pode ser interpretado como o reconhecimento de todos os profissionais que atuam na cadeia produtiva do livro. Plinio é pop porque fazer livros ainda é uma atividade cultural da maior importância.”

Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.