Conflitos armados e crises humanitárias se intensificam no cenário global

Na coluna “Globalização e Cidadania”, Pedro Dallari aponta fragilidade do multilateralismo como fator-chave para a escalada de conflitos e defende o fortalecimento das instituições internacionais como saída para a paz

 30/07/2025 - Publicado há 8 meses

Logo da Rádio USP

O aumento de conflitos armados ao redor do mundo e suas consequências sobre populações civis são o foco da edição desta semana da coluna Globalização e Cidadania da Rádio USP. No programa, o professor Pedro Dallari analisa a escalada da violência em diferentes partes do mundo e aponta a fragilização das instituições de governança internacional como uma das principais causas do agravamento das crises humanitárias.

“A Organização das Nações Unidas (ONU), nesta semana, trouxe nos destaques de seu site oficial uma série de manchetes que escancaram o avanço de quadros de violação de direitos humanos em contextos de conflitos armados, que são as chamadas crises humanitárias”, afirma, citando exemplos como os confrontos na Ucrânia e Gaza, muito presentes nos noticiários, mas alertando que a lista é bem mais ampla: “Não são apenas esses conflitos. Recentemente, no Oriente Médio, houve a expansão da guerra com o ataque de Israel ao Irã, houve a retomada de hostilidades na fronteira entre Índia e Paquistão e, mais recentemente, entre Tailândia e Camboja, além do prosseguimento de guerras no Iêmen, no Sudão, no Congo, e outras, sempre com um número muito grande de vítimas e afetando justamente os direitos da população civil de uma maneira muito, muito grave”.

Para o colunista, o cenário atual reflete a fragilização do multilateralismo e das instituições de governança internacional. “Claro que cada conflito armado tem a sua história, suas raízes e suas razões, mas há uma explicação geral que se aplica a esse conjunto de situações. Quando há uma fragilização e um enfraquecimento das instituições de governança, isso cria condições mais favoráveis para o encaminhamento dos conflitos por via da violência e não por via de uma gestão por instituições, sejam do Estado ou internacionais”, avalia.

“A única solução que nós temos é voltar a fortalecer o sistema multilateral. Muitas vezes as pessoas criticam a ONU, ressaltando suas deficiências, mas a verdade é que: ruim com a ONU, pior sem ela. São essas instituições de governança internacional que desde 1945 vêm contribuindo para melhoria da promoção dos direitos humanos no mundo todo e para uma certa estabilização das relações internacionais. Esse deve ser o esforço internacional do Brasil e dos países que defendem um mundo mais equilibrado, mais organizado e com maior promoção de direitos humanos”, argumenta o professor.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.